Sociologia, perguntado por saanjunior, 1 ano atrás

Oque o racismo cientifico quer dizer?

Soluções para a tarefa

Respondido por IsabelleRodrigues123
2
 A afirmação de James Watson de que « os pretos são menos inteligentes do que os brancos » teve, pelo menos, o mérito de certificar cientificamente de que o “politicamente correcto” das sociedades ocidentais assenta num racismo que procuramos, por todos os meios, reprimir mas que não conseguimos, infelizmente, superar. Só assim se explica que uma afirmação tão disparatada possa ter abalado de tal forma as nossas tão frágeis convicções ao ponto de a comunidade científica sentir necessidade de se mobilizar para demonstrar a falta de fundamento científico da referida afirmação. 

Acontece que, ao fazê-lo, levaram a questão da putativa superioridade das raças, em geral, e de grupos humanos, em particular, para um terreno escorregadio. Com efeito, nada pior para discutir esta questão do que do ponto de vista científico, uma vez que as verdades científicas são, por natureza, refutáveis e nunca eternas. Aceitar discutir a questão neste campo significa que estamos abertos a aceitar a teoria da superioridade das raças ou de grupos humanos caso a ciência venha a demonstrar que há determinados grupos humanos mais inteligentes do que outros. 

E que dizer da forma extremamente exuberante e eufórica como foram revelados pela comunidade científica e divulgados pela comunicação social os 18% de genes negros James Watson? Até parecia que tinha sido descoberta a causa da tirada menos inteligente do cientista. 

Ora, sejam os pretos mais ou menos inteligentes do que os brancos ou certos pretos e brancos mais inteligentes do que outros pretos e brancos, a verdade é que isso é absolutamente irrelevante do ponto de vista dos valores e dos princípios em que deveríamos acreditar e que deveríamos defender. Ou seja, que todos os homens têm a mesma dignidade social e que são iguais perante a lei.
Perguntas interessantes