Oque o documentário a ilha das flores tem com relação a educação financeira? Preciso de ajudaaaa rápido pleaseee me ajudem
Soluções para a tarefa
Resposta:
O filme Ilha das flores não retrata a saúde em primeiro plano, mas sim as condições de vida - pobreza, fome - de uma comunidade da região de Porto Alegre (RS) no ano de 1989. Assim poderemos correlacionar o filme com a aula (Estado e a Saúde) através dos determinantes da saúde e das políticas públicas.
O filme lança uma sequência de rotinas do vendedor de tomate, da vendedora de perfumes que compra os tomates, do vendedor de porcos que aproveita os tomates descartados no lixo pela vendedora para a dar aos porcos. Por último, vêm a rotina de um grupo de pessoas desfavorecidas que aproveita os restos do que foi dado aos porcos. O filme faz questão de enfatizar que esse grupo tem telencéfalo, dedos opositores, mas não tem dinheiro, e quando comparado aos porcos, nem um dono para cuidá-los.
Esse grupo de pessoas é uma pequena representação da desigualdade social e está à mercê da sorte para sobreviver, pelo menos para encontrar algo no resto dado aos porcos. Por esses aspectos, seja na esfera do indivíduo ou do social, corrobora-se o distanciamento do que a OMS propõe como saúde - um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não somente ausência de afecções e enfermidades. Os determinantes sociais da saúde como habitação, produção de alimento, ambiente de trabalho, desemprego, educação também parecem não estar contemplados para esse grupo, o que favorece mais o processo de saúde-doença.
É esse momento em que o Estado intervém na comunidade, visando a melhoria na condição de vida, um bem-estar social, através das políticas públicas. Percebe-se que as medidas já tomadas como os programas FOME ZERO, BOLSA FAMÍLIA, ou até mesmo o SUS, não conseguem oferecer acesso a alimentação, a educação, a saúde e dar conta dos 16,2 milhões de brasileiros que vivem com a renda familiar de até 70 (setenta) reais* e dos que estão acima dessa renda (mas não consegue pagar por serviço privado). Atualmente, reserva-se esperança para as medidas de inclusão da escola pública no ensino superior através das cotas, permitindo uma boa formação e bons empregos.
Ao meu ver, a ideia do comunismo é bem distante (quase utópico) quando o capitalismo está enraizado e tão bem sistematizado. Porém a moeda pode ser ainda representado pelo dinheiro, mas a economia hoje é gerada e evolui por causa do conhecimento. Desta forma, as políticas do Estado precisam ser mais eficazes para que haja o acesso dessa população excluída. A pergunta que pulsa é: Quando, no nosso país, não haverá a desigualdade social?
Explicação:
Espero ter ajudado
Promover reflexão sobre os seguintes temas de Língua Portuguesa:
➢ Linguagens verbal e visual
➢ Figura de linguagem: ironia
➢ Intertextualidade: paródia, paráfrase.
➢ Gêneros textuais: documentário, sinopse, resenha.
➢ Assunto e tema
➢ Argumentação: recursos argumentativos e seus efeitos.
Situação Didática
Trabalhar gêneros textuais: Seria interessante discutir, antes do dia do projeção do curta, o que seria um documentário.
Leia mais em Brainly.com.br - https://brainly.com.br/tarefa/14573918#readmore