História, perguntado por dudicaenina, 8 meses atrás

Oque mudou e oque permaneceu nas formas de diversão​

Soluções para a tarefa

Respondido por emilianajulia913
132

Resposta:

No início dos anos 2000, poucos brasileiros sabiam da existência do DVD, porém o tempo passou, eles tornaram-se populares e agora a era do Blu-Ray está começando. Agora, pense: quantos anos as fitas VHS reinaram soberanas?

Mais ou menos na metade dos anos 1990, os celulares do modelo “tijolo” eram artefatos que somente executivos e outras pessoas de alto poder aquisitivo poderiam possuir. Diferentemente, hoje não há quem não tenha o seu e, também, não é incomum ver pessoas andando pelas ruas com iPhones e outros modelos modernos de celular.

Em poucos anos a tecnologia que favorece o entretenimento aumentou exponencialmente. Há dez anos não era comum uma banda larga com Mbs de velocidade, nem televisões com menos de 20 cm de largura e, muito menos, sites que permitissem a qualquer usuário o envio de conteúdo (como é o caso do YouTube).

Segure-se em sua cadeira: vamos fazer uma breve viagem no tempo para relembrar as tecnologias que mais marcaram nossas vidas quando o assunto é entretenimento!

TV antigaTelevisão

Você provavelmente cresceu assistindo a programas de televisão cheios de desenhos animados e seriados de heróis que salvavam a Terra da ameaça de monstros gigantes. Contudo, naquela época era difícil quem o fizesse em televisões maiores do que 14”, 20” ou 29”. Gradativamente esses aparelhos foram ganhando telas de tamanhos maiores. Depois, o tubo foi substituído pelo LED e as telas começaram a ficar mais finas. Pesquisadores descobriram novos materiais para construí-las e a qualidade da imagem passou a aumentar: de 240i para 480p, passando por 720p/1080i e chegando a 1080p.

Concomitantemente, os tipos de mídia também evoluíram: após muitos anos, o VHS foi destronado pelo DVD; atualmente o Blu-Ray ganha mais força a cada dia e está destinado a fazer o mesmo com o DVD, a não ser que o CBHD vire o jogo. Esses formatos tornaram-se possíveis graças aos avanços na qualidade de imagem das televisões e monitores, assim como outras tecnologias.

Como exemplo, podemos pensar no sinal digital, adotado recentemente pelas emissoras brasileiras. Para você ter uma ideia de como a qualidade da imagem mudou, experimente assistir a um programa dos anos 1980 no YouTube e compare com a qualidade da imagem da versão HD de qualquer trailer de filme atual.

Outro avanço nesse sentido é o de que televisões e monitores estão cada vez mais perdendo as características que os diferenciam. Hoje é possível utilizar um monitor como televisão ao assistir a programas pelo computador, ou mesmo fazer da televisão um monitor.

Claro, ainda há certas restrições que impedem o livre uso de um aparelho como sendo o outro, mas tudo indica que isso pode vir a mudar no futuro e que, ao invés de dois aparelhos de função semelhante, tenhamos um só com a mesma.

Mídias

Da fita cassete passamos para o CD, da fita VHS para o DVD, e agora para o Blu-Ray. Do disquete passamos para discos graváveis (CDs e DVDs), em seguida para o pendrive e para o HD externo com TBs de capacidade. Enfim, os tipos de mídia para o armazenamento de músicas e vídeos mudaram, mas e a distribuição? Mudou tanto assim? E a pirataria? Ela sempre existiu?

Na década de 1990 (provavelmente nas anteriores também) se você quisesse assistir a um filme existiam três opções:

a) ia ao cinema;

b) aguardava o lançamento em VHS;

c) aguardava o lançamento de VHS do filme e procurava um “camelódromo” no qual ele estivesse sendo vendido a um preço menor do que nas lojas especializadas.

Diferentemente, hoje notamos outras possibilidades:

a) ir à loja comprar;

b) comprar o download;

c) comprar numa loja especializada e mandar entregar em casa;

d) comprar de outra pessoa num site como o Submarino;

e) realizar o download ilegal, via torrent;

f) incentivar a pirataria e comprar da primeira pessoa com DVDs piratas expostos no chão;

g) pedir para um amigo que tenha procedido de acordo com as duas últimas opções para criar uma cópia para você.

espero ter ajudado, bons estudos.

Explicação:


PedroUwUgg: mds, copiei tudo isso '-'
alessandrosilva98787: meu DEUS melhor resposta copiei tudo
babiferreiralopes: n me ajudou :(
danidanidanidani3: n me ajudou
Respondido por henriquec1001
1

 O objetivo final da diversão é sempre o mesmo, que é de gerar um momento de lazer e descontração, sendo que com a inserção de novas tecnologias, mudou-se a configuração de diversão na sociedade.

 Com a inserção de tecnologias, tem-se a diminuição de muitos contatos físicos que antes eram frequentes, o que gerou muitas mudanças como por exemplo:

  • substituição de idas a grandes cinemas por cinema feito em casa;
  • conversas pessoais com vizinhos e parentes foram substituídas pelo contato por meio de aparelhos smarts com auxílio da internet.

Saiba mais:

https://brainly.com.br/tarefa/19556482

https://brainly.com.br/tarefa/618896

https://brainly.com.br/tarefa/6516248

Bons estudos!

Anexos:
Perguntas interessantes