oque mudou alguns do nossos habitos?
Soluções para a tarefa
Um hábito pode ser integrado à rotina, excluído ou transformado e, apesar de serem caminhos totalmente diferentes, todas essas opções são igualmente difíceis de conseguir. Por isso que no Ano Novo tantas pessoas reservam um tempo para decidir quais serão os principais objetivos do ciclo que se inicia. Aqui no Minha Vida não é diferente: muitos de nós tentamos alcançar metas esse ano e fomos bem-sucedidos em uma parte delas, que com certeza mudaram um pouquinho a vida da nossa equipe para melhor. Veja a seguir as transformações que nosso time alcançou:
1. Reduzi o consumo de açúcar
O Augusto Assis não passava um dia sem comer um doce. Para saciar essa vontade, ele comprava uma barra de chocolate e comia inteira ou então preparava uma panela de brigadeiros quando chegava em casa. Um dia ele viu um desafio no Youtube que incentivava a ficar um ano sem açúcar e gostou muito da ideia. Porém, cortar completamente os doces da sua alimentação seria um pouco difícil de colocar em prática, então ele fez uma redução. Com esse corte de açúcar por alguns dias, Augusto conseguiu diminuir muito seu consumo diário e, hoje, ele pode ficar sem doces, como também se permite comer um chocolate de vez em quando. Equilíbrio sempre!
2. Bebi mais água
Essa é uma dificuldade muito comum, né? A Carolina Serpejante também passava por isso. "Percebi que não estava bebendo água o suficiente e penei um pouco para resolver isso. Tentei garrafinhas maiores, colocar alarme, etc. No final, o que resolveu foi comprar um copo com canudo! Eu levo ele pela empresa inteira, é muito fácil de beber (não precisa ficar abrindo tampa ou virando a cabeça para beber, por exemplo, posso beber enquanto leio algo na tela do computador) e como ele tem 500 ml consigo facilmente fazer a conta do quanto já bebi. No geral encho o copo de 5 a 6 vezes por dia", explica. Tente essa dica da Carol e depois conte pra gente se funcionou.
3. Retomei um hobby antigo
Muitos dos nossos passatempos preferidos vão se perdendo com o passar dos anos, muitas vezes por causa da rotina agitada, mas que tal retomar algo que gosta de fazer em 2018? Foi o que a Nathalie Ayres fez esse ano. "Em novembro tive a oportunidade de fazer um curso sobre 'Como se encontrar na escrita', que fez eu me reconectar com o hábito de escrever para mim e sobre mim e não só as matérias do Minha Vida. Com isso, tenho conseguido enxergar melhor meus sentimentos, anseios e desejos e me conhecer melhor, sem medo de expor isso aos outros", conta ela.
4. Percebi que o número na balança não é tudo
Algumas pessoas perdem medidas e, conforme evoluem na musculação, acabam ganhando peso, por causa da massa magra que pesa mais do que gordura. Acredite, isso incomoda muitas pessoas, como a Stefanie Reis, que queria ver o número na balança diminuir. "Todos os professores, nutricionistas e médicos diziam que eu tinha que ganhar massa (e, consequentemente, peso) ao invés de perder. Até começava a dieta deles, mas depois largava porque via a balança subir. Mas esse ano decidi tentar, fiz 100%, tomei os suplementos que eles mandaram, etc. Finalmente meu percentual de gordura baixou e meu metabolismo ficou mais rápido. Parei de ter diferenças de peso por causa de uma semana ruim, por exemplo. Voltava de férias e mal engordava, sabe?", explica ela. Viu como é bom confiar em profissionais especializados?
5. Mandei o sedentarismo embora
Sabe quando você se sente indisposto, cansado, mas não sabe por quê? Era exatamente essa sensação que o Mateus Hortêncio tinha antes de começar a academia e que também o fez mudar de vida. Decidido a melhorar seu condicionamento, ele buscou ajuda especializada, fez matrícula na academia e se comprometeu a malhar cinco vezes por semana, alternando entre musculação e esteira. Com bastante dedicação, os efeitos já apareceram em pouco tempo (o que trouxe ainda mais motivação): mais disposição, melhora na postura e na capacidade cardiorrespiratória. Para 2018, a perspectiva dos resultados é ainda melhor!
6. Exercitei a gratidão
Muitas vezes o dia acaba e rapidamente esquecemos das coisas boas que aconteceram. Por outro lado, o que acontece de ruim fica marcado e quase nos tira o sono. Por isso, saber enxergar e valorizar as coisas boas que acontecem é algo muito importante, mas pode exigir certo esforço. Eu, que escrevo essa matéria, descobri isso quando comecei a usar o app Gratidão (Android), em que é possível escrever pelo que você foi grato naquele dia, entre outras funcionalidades. Ao usá-lo diariamente (o app envia lembretes para que você registre a sua "gratidão do dia"), é fácil perceber que a maioria dos dias não têm algo tão palpável para agradecer, mas é aí que encontramos os reais motivos para estar grato na vida. Recomendo.