História, perguntado por uandersyllva85, 6 meses atrás

Oque montesquieu dizia
dos governantes ?

Soluções para a tarefa

Respondido por mpaulasilva06
1

Resposta:

É válido ressaltar que a maneira como uma sociedade encara a vida influencia diretamente na maneira como ela se estrutura politicamente. Isso porque existem valores pelos quais as sociedades pautam a formulação de sistema político. Dessa maneira, campos da Filosofia, como ética e política, acabam se entrelaçando. Isso aconteceu durante o Iluminismo.

Debater sobre os tipos de governo e quais figuras devem exercer o poder não é algo novo para Filosofia. Já na Grécia e em Roma os filósofos debatiam sobre isso. Inclusive, você pode conhecer essa discussão no post sobre as formas de governo em Aristóteles.

Ora, a “sacada” de Montesquieu foi propor que a figura que exerce poder tem um papel secundário frente ao tipo de poder que ela exerce. Em outras palavras, a concentração do poder em uma única entidade é o que ameaça o povo, arruinando monarquias e até mesmo as repúblicas.

Logo, para que seja possível um governo livre das garras do despotismo e que promova a liberdade do indivíduo em detrimento da tirania do Estado, o barão de Montesquieu inovou ao apresentar a separação da entidade detentora do poder no Estado.

Dessa maneira, instituições distintas seriam responsáveis por exercer o poder, gerando um enfraquecimento das entidades, mas, mais importante, gerando um equilíbrio entre elas.

Para solucionar os problemas acarretados por um despotismo, ou seja, de um governo absolutista, Montesquieu, não se ocupou de criticar a figura do governante – como fizeram alguns de seus predecessores. O filósofo decidiu elaborar uma teoria fundamentada na constituição de um governo que evitasse o acúmulo de poder.

Explicação:

Espero ter ajudado Uander :) ✌

Perguntas interessantes