oque immediante future expressa?
Soluções para a tarefa
formado com a seguinte estrutura: verbo to be no presente + advérbio "about" + algum outro verbo no infinitivo (seria o verbo principal)
i am about to win (estou prestes a ganhar)
she is about to throw up (ela está prestes a vomitar)
é usado para se referir a um tempo imediatamente após o momento da fala, enfatizando que o evento ou ação vai acontecer muito em breve, está prestes a acontecer. Geralmente também usam "just" antes do "about", para focar ainda mais no quão imediata é a ação.
sally is just about to cry (sally está prestes a chorar OU sally está a um triz de chorar)
we are just about to go out (estamos prestes a sair OU estamos a um triz de sair)
mas esse "just" é só pra dar uma enfatizada/reforçada, não é estrutura essencial, o essencial é to be no presente + about + verbo principal no infinitivo
há a forma de expressar o futuro usando "to be going to", tem sites que classificam essa como immediate future, ao invés da que eu falei, eu sigo pelo que tá no site EF (education first), MAS como talvez quem fez essa pergunta esteja querendo o "to be going to", já que é mais comum, vou editar a resposta colocando ele aqui:
formado pela estrutura: verbo to be no presente + going + infinitivo do verbo principal
i am going to school (estou indo pra escola OU eu vou para a escola)
she is going to travel tomorrow (ela vai viajar amanhã)
é usado se referindo a eventos futuros, sugerindo uma forte associação com o presente. O tempo não importa muito, é um momento posterior ao agora, mas a atitude é que o evento depende de alguma situação no presente, sobre a qual nós sabemos/temos ciência. É usado primcipalmente para se referir aos nossos planos e intenções ou para fazer previsões baseadas em alguma evidência no presente.
basicamente, quando você tiver falando de:
-- um plano ou algo que já foi combinado/tomada uma decisão antes do momento da fala
i'm going to the beach next weekend with my friends (já combinou que vai pra praia com os amigos antes de falar essa frase, e tá tudo certo)
-- quando você tem evidências ou sinais no presente de que algo é provável de acontecer
the score is 70-0. They're going to win (o placar do jogo tá 70 a 0, é quase impossível virar isso, então quem tá na vantagem deve ganhar, por isso usou o going to aqui)
quando fala de previsões para o futuro (quando não tem muita evidência de se algo vai ocorrer ou não) pode usar o "going to" ou o "will" (simple future), ambos podem ser usados para isso
i think it will rain tomorrow = i think it's going to rain tomorrow
mas geralmente usa going to quando algo já está certo/combinado ou quando tem evidências de que deve ocorrer