História, perguntado por franciellle00, 9 meses atrás

oque foi o segundo 5 de julho

Soluções para a tarefa

Respondido por paulocassola
2

Resposta:

A Revolta Paulista de 1924

Explicação:

também chamada de Revolução Esquecida, Revolução do Isidoro, e de Segundo 5 de julho, foi a segunda revolta tenentista e o maior conflito bélico da cidade de São Paulo.

Teve início na madrugada de 5 de julho e terminou em 28 de julho de 1924.

A revolta foi motivada pelo descontentamento dos militares com a crise econômica e a concentração de poder nas mãos de políticos de São Paulo e Minas Gerais.

Comandada pelo general reformado Isidoro Dias Lopes, contou com a participação de vários tenentes, dentre os quais Joaquim do Nascimento Fernandes Távora (que faleceu na revolta), Juarez Távora, Miguel Costa, Eduardo Gomes, Índio do Brasil e João Cabanas. O objetivo principal do levante era depor o presidente Artur Bernardes (considerado inimigo dos militares desde a crise das cartas falsas). Entre as reivindicações estava o voto secreto, a justiça gratuita e a instauração do ensino público obrigatório.

Respondido por priscilakatielle
0

Resposta: O segundo 5 de julho

No governo de Arthur Bernardes,em 1924,explodi em São Paulo outro levante tenentista,o segundo 5 de julho.Esse levante,ao contrario do primeiro ,tinha objetivos bem definidos. Eles exigiam

A moralização da república por meio do voto secreto.

A real autonomia dos três poderes .

A obrigatoriedade do ensino primário e profissional e o respeito as leis e á justiça.

Reprimidos pelas tropas governistas,cerca de mil rebeldes foram a COLUNA PAULISTA em direção a foz do Iguaçu,no Paraná.Enquanto isso, outras revoltas tenetistas explodiam em Mato Grosso ,Sergipe,Amazonas,Pará e Rio Grande do Sul.

Os rebeldes gaúchos eram comandados por LUÍS  CARLOS PRESTES,também formaram uma coluna e marcharam até foz do Iguaçu a fim de unir-se aos paulistas.Dessa junção nasceu a famosa Coluna Prestes.

Explicação: Fonte - Publicado dia 5 de setembro de 2012

http://historiadores52.blogspot.com/2012/09/o-segundo-5-de-julho.html

Perguntas interessantes