História, perguntado por Cambat, 6 meses atrás

oque foi o recuo da cidadania?

Soluções para a tarefa

Respondido por narialucia26
1

Resposta:

O tema do artigo A Era Vargas e a construção da cidadania, problematiza os avanços e recuos da cidadania, cujo recorte temporal abrange o período de 1930 à 1964. A escolha do período decorre do fato de que a Revolução de 1930 representou um marco na história contemporânea, com avanços e recuos nos direitos sociais, políticos e civis. Até 1930 o povo brasileiro não tinha lugar no sistema político, não havia um sentimento nacional consolidado.

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO.

Respondido por minigiuau
0

Resposta:

É comum ouvirmos comentários já cristalizados no senso comum, tais como: “O brasileiro não esta preparado para votar, dito por Pelé uma celebridade do futebol”. Melhor seria se tivéssemos sido colonizados pelos Holandeses, pelos Ingleses etc . O pais é muito grande, deveria ser divido em dois”, e outros tantos comentários partindo do seio da própria sociedade, do próprio “povo Brasileiro”, como se estivéssemos fazendo uma “MEA CULPA”.

Convencido que tal comportamento é explicado em grande parte pela ausência, ao longo da históra , do exercício de uma cidadania mais efetiva , cujos reflexos verificamos ainda nos dias atuais, senti-me motivado em desenvolver este texto abordando o assunto. Por entender ser o tema de fundamental importância para a construção da democracia, condição para qualquer país que se proponha a atingir a soberania. A busca da cidadania plena de forma autônoma, nos confere maturidade, contribuindo para uma sociedade mais justa.

Uma vez escolhido o tema principal, a cidadania, optei por um recorte que englobasse o período republicano. Há algum tempo mesmo antes de ingressar no curso de História, já freqüentava o Museu da República, acompanhando palestras e eventos itinerantes, pesquisando a respeito da Era Vargas. Constatei que a partir de 1930, a vida política brasileira ganhou novo impulso, surgindo novos atores sociais, incluídos grupos de classe média, setores oligárquicos, frações da burguesia e militares, ficando à margem apenas a classe operária.

Perguntas interessantes