História, perguntado por umanonimoburro09, 1 ano atrás

Oque foi o governo provisorio ? (tem que ser grande)


AJUDEM PFV!!

Soluções para a tarefa

Respondido por bamrenilson
1
HISTÓRIA›HISTÓRIA DO BRASILGoverno Provisório


CompartilharEmail

O governo provisório é o primeiro período da Era Vargas e durou de 1930 a 1934. Foi instituído pela Revolução de 1930, que encerrou a Primeira República no Brasil.

A Era Vargas durou de 1930 a 1945 e, além do governo provisório, é subdividida em governo constitucionalista (1934 - 1937) e estado novo (1937 - 1945).

Chefiado por Getúlio Vargas (1882 - 1954), o governo provisório foi marcado pelo apoio de tenentes que exigiam a transformação estruturais, econômica e política do Brasil.

Entre os tenentes que apoiavam o movimento estavam Juarez Távola, Juraci Magalhãese João Alberto.

Revolução de 1930

Getúlio Vargas decidiu compensar os tenentes pela participação na Revolução de 30 e os inseriu nos principais cargos da administração. Os tenentes passaram a controlar os estados após a deposição dos presidentes estaduais eleitos.

Um ano depois da revolução, o governo provisório adotou o Código dos Interventores, que consistia na manutenção de militares no poder na maioria dos estados. A manobra política desagradou os redutos oligárquicos do País, que passaram a confrontar o governo.

A situação piorou com o intento dos tenentes, que não queriam sepultar os ideais revolucionários e ainda cobravam um governo intervencionista, centralizador e reformista.

Unidos em uma entidade, o Clube 3 de Outubro, os militares debateram instrumentos para fortalecer as Forças Armadas, aplicar a reforma trabalhista, centralizar o poder nas mãos de Getúlio Vargas e manter um governo com uma roupagem de ditadura.

Os grupos oligárquicos, contudo, cobravam a reforma constitucional e passaram a confrontar Getúlio Vargas na tentativa de evitar o fortalecimento 

Os primeiros governos provisórios foram criados para se preparar para o retorno da regra real. Assembleias irregulares durante a Revolução Inglesa, como a Irlanda Confederada(1641-49), foram descritas como "provisórias". A prática de usar o "governo provisório" como parte de um nome formal pode ser atribuída ao governo de Talleyrand na França em 1814. Os governos provisórios numerosos durante as Revoluções de 1848 deram à palavra o seu significado moderno: Um governo liberal estabelecido para preparar eleições. O governo provisório mais notável foi o Governo Provisório da Rússia em 1917  Um governo provisório também chamado de governo interino ou governo de transição é uma autoridade governamental de emergência criada para gerenciar uma transição política, geralmente nos casos de países novos, ou após o colapso da administração anterior. Governos provisórios são geralmente nomeados, e freqüentemente surgem durante ou depois de guerras civis ou estrangeiras.

Os governos provisórios mantêm o poder até que um novo governo possa ser nomeado por um processo político regular, que geralmente é uma eleição.Eles podem estar envolvidos na definição da estrutura jurídica de regimes subsequentes, diretrizes relacionadas a direitos humanos e liberdades políticas, estrutura da economia, instituições governamentais e alinhamento internacional. Os governos provisórios diferem dos governos em exercício, que são responsáveis por governar dentro de um sistema parlamentar estabelecido e servir como marcadores de posição após uma moção de desconfiança, ou após a dissolução da coalizão governante.

Os governos provisórios revolucionários quando o antigo regime é derrubado e o poder pertence àqueles que o derrubaram.Poder compartilhando governos provisórios quando o poder é compartilhado entre o ex-regime e aqueles que estão tentando mudá-lo.Governos provisórios em exercício quando o poder durante o período de transição pertence ao antigo regime.Governos provisórios internacionais quando o poder durante o período de transição pertence à comunidade internacional.

A criação de governos provisórios está frequentemente ligada à implementação da justiça de transição.As decisões relacionadas à justiça de transição podem determinar quem está autorizado a participar de um governo provisório.

Os primeiros governos provisórios foram criados para se preparar para o retorno da regra real. Assembleias irregulares durante a Revolução Inglesa, como a Irlanda Confederada(1641-49), foram descritas como "provisórias". A prática de usar o "governo provisório" como parte de um nome formal pode ser atribuída ao governo de Talleyrand na França em 1814. Os governos provisórios numerosos durante as Revoluções de 1848 deram à palavra o seu significado moderno: Um governo liberal estabelecido para preparar eleições. O governo provisório mais notável foi o Governo Provisório da Rússia em 1917   

Perguntas interessantes