História, perguntado por carlos24sda, 10 meses atrás

OQUE FOI A REFORMA PROTESTANTE​

Soluções para a tarefa

Respondido por gabiilino
4
reforma protestante: representou uma ruptura dentro da Igreja Católica e ameaçou o poder da instituição
A Reforma: simbolizava um problema político para a Igreja Católica

A perda de fiéis e de poder diante da expansão dos movimentos protestantes pela Europa criava a necessidade de uma resposta que mantivesse a força da Igreja.
Respondido por TAILANEMARIA
4

Resposta:

Reforma Protestante foi um movimento reformista cristão do século XVI liderado por Martinho Lutero, simbolizado pela publicação de suas 95 Teses em 31 de outubro de 1517 na porta da Igreja do Castelo de Wittenberg. Tendo por ponto de partida as críticas às vendas de indulgências, o movimento de Lutero tornou-se conhecido como um protesto contra os abusos do clero, evoluindo para uma proposta de reforma no catolicismo romano a partir da mudança em diversos pontos da doutrina da Igreja Católica Romana, com base no que Lutero entendia como um retorno às escrituras sagradas. Os princípios fundamentais extraídos da Reforma Protestante são conhecidos como os Cinco Solas.

Lutero foi apoiado por vários religiosos e governantes europeus provocando uma revolução religiosa, iniciada no Sacro Império, estendendo-se pela Suíça, França, Países Baixos, Inglaterra, Escandinávia e algumas partes do Leste europeu, principalmente os Países Bálticos e a Hungria. A resposta da Igreja Católica Romana foi o movimento conhecido como Contrarreforma ou Reforma Católica, iniciada no Concílio de Trento.

O resultado da Reforma Protestante foi a divisão da chamada Igreja do Ocidente entre os católicos romanos e os reformadores protestantes, originando o protestantismo.

Espero ter ajudado!

Perguntas interessantes