História, perguntado por gtomazi193, 11 meses atrás

Oque foi a Guerra do Pacífico, e quem ganhou?


marialopes65: A Guerra do Pacífico foi um conflito ocorrido entre 1879 e 1883, confrontando o Chile às forças conjuntas da Bolívia e do Peru. No final da guerra, o Chile anexou áreas ricas em recursos naturais de ambos os países derrotados.
marialopes65: Bons estudos!!!

Soluções para a tarefa

Respondido por thamyma2020
5

Resposta:

 A Guerra do Pacífico foi um conflito ocorrido entre 1879 e 1883, confrontando o Chile às forças conjuntas da Bolívia e do Peru. No final da guerra, o Chile anexou áreas ricas em recursos naturais de ambos os países derrotados.

  A guerra no pacífico acabou da forma mais trágica possível, com os ataques nucleares dos Estados Unidos à Hiroshima e Nagasaki, que levaram o Japão a se render completamente em dois de setembro de 1945.

 A Guerra do Pacífico foi um conflito travado entre Chile, Bolívia e Peru no período de 1879 a 1884. As causas desse conflito estão relacionadas com as disputas territoriais travadas entre os países pelas regiões do deserto do Atacama (atualmente, essa região é território chileno) e com desentendimentos causados por interesses econômicos dos diferentes envolvidos. A Guerra do Pacífico até hoje gera efeitos negativos nas relações diplomáticas entre Chile e Bolívia.

  Ao longo do século XIX, a região que corresponde ao território de Antofagasta (hoje Norte do Chile, mas, na época, território boliviano), localizada no meio do deserto do Atacama, era desprovida de importância econômica. No entanto, isso mudou quando foram descobertas fontes de guano e salitre, que eram utilizados na produção de fertilizantes.

A descoberta do guano deu àquela região do Atacama uma grande importância econômica e intensificou as disputas de fronteira existentes entre Chile e Bolívia. As disputas fronteiriças naquela região resultavam das fronteiras imprecisas que haviam sido estabelecidas durante os anos da colonização espanhola.

    A descoberta da importância do guano e salitre ocorreu a partir de estudos de cientistas ingleses. Naquele período, esses itens tinham muita importância para garantir a fertilidade do solo. Essa descoberta da importância econômica dessas matérias-primas só intensificou as disputas territoriais travadas entre Chile e Bolívia. Nessa disputa, os chilenos queriam estabelecer a fronteira mais ao norte, e os bolivianos defendiam o estabelecimento da fronteira mais ao sul do Atacama.

Na década de 1870, a região do Atacama era densamente povoada por população de origem chilena. Isso era reflexo direto da quantidade de empresas chilenas que se estabeleceram para explorar o guano e salitre. Por causa desse crescimento da influência chilena na região (em quantidade de empresas e população) e da vital importância econômica, o governo chileno propôs a compra da porção boliviana do Atacama, oferta prontamente negada pela Bolívia.

A crescente presença chilena e as intenções de compra realizadas pelo governo chileno chamaram a atenção do governo boliviano, que começou a se movimentar para barrar a avanço da influência chilena sobre o Atacama. Na década de 1870, uma forte crise econômica atingiu a Bolívia, que, então, passou a organizar ações para garantir seus interesses no Atacama.

     A primeira ação foi a de realizar a assinatura de um tratado com o governo peruano, que também se preocupava com o crescimento do poderio chileno no Atacama. O tratado assinado entre os governos de La Paz (capital da Bolívia) e Lima (capital do Peru) garantia que eles se apoiariam mutuamente caso algum deles entrasse em guerra contra uma terceira nação. Esse acordo foi assinado secretamente em 1873 e ficou conhecido como Tratado de Aliança Defensiva.

   Emarço de 1879, a Bolívia rompeu relações diplomáticas com o Chile e colocou-se em estado de guerra, acionando o acordo existente com o Peru. Em 23 de março, ocorreu o primeiro combate efetivo entre forças chilenas e forças bolivianas na região de Calama, na província de Antofagasta. A declaração de guerra formal entre as nações aconteceu no dia 5 de abril de 1879, quando o Chile declarou guerra contra Peru e Bolívia.

No caso da Bolívia, foi assinada uma trégua entre as duas nações no dia 4 de abril de 1884. Um tratado de paz definitivo só foi assinado em 1904. O governo boliviano reconheceu a posse de Antofagasta ao Chile e, com isso, a Bolívia perdeu toda a sua costa para o Pacífico, ficando sem uma saída para o mar.

    A questão da saída para o mar, inclusive, é até hoje motivo de tensão entre o governo do Chile e Bolívia. Atualmente, trava-se uma disputa pelos dois países no Tribunal Internacional de Haia, com a Bolívia solicitando da Corte Internacional uma decisão que force o governo chileno a iniciar negociações para solucionar essa questão, considerada de grande importância nacional na Bolívia.

Espero ter ajudado!!!!!!

bons estudo!!!!!

Respondido por 1220120332
3

Guerra do Pacífico (1879-1883), conflito que envolveu três países sul-americanos, Chile, Peru e Bolívia, e culminou com a perda da saída ao mar desse último país. 

A guerra foi provocada pela grande importância econômica adquirida pelos depósitos de salitre das regiões de Tarapacá (peruana), Antofagasta e Atacama (bolivianas). 

Companhias chilenas aliadas a capitais britânicos iniciaram a exploração dessas jazidas mas o governo boliviano, receoso do excessivo crescimento das empresas estrangeiras, começou a colocar obstáculos à sua expansão. 

O Chile apoiou seus empresários, provocando o início das hostilidades com a Bolívia. O Peru, que enfrentava o mesmo problema e tinha uma aliança defensiva com a Bolívia, decidiu participar do conflito, mas os dois países foram derrotados quando as tropas chilenas empurraram os bolivianos para o altiplano e conseguiram chegar a Lima, que ocuparam de 1881 a 1884. Em conseqüência de sua vitória, o Chile se apossou dos territórios em que suas companhias agiam, deixando a Bolívia isolada do litoral do Pacífico. 

A guerra, também chamada “guerra do salitre”, foi o ponto de partida de um próspero período da economia chilena, que se prolongou até 1914 e ficou conhecido como ciclo do salitre.

Perguntas interessantes