História, perguntado por felipesousa86, 1 ano atrás

Oque Foi a ameaça comunista???

Soluções para a tarefa

Respondido por maarigibson
22

No período após a Segunda Guerra Mundial, o mundo foi polarizado entre os capitalistas, representados pelos Estados Unidos, e os comunistas, da União Soviética.

Ambos os países esforçavam-se ao máximo para expandir seus sistemas econômicos mundialmente durante o período conhecido como Guerra Fria, que durou de 1945 até meados de 1990.

A "ameaça comunista" foi uma estratégia utilizada pelos Estados Unidos para financiar diversas ditaduras pela América Latina, pois afirmava-se que os comunistas queriam tomar o poder. Na realidade esse discurso era somente das elites conservadoras da década de 1960 e 1970.

Respondido por ferretti
9

Para saber o que foi a ameaça comunista é necessário que se compreenda um pouco do contexto no qual ela surgiu. Na prática, a ideia de ameaça comunista foi uma desculpa para legitimar movimentos ditatoriais e restrições de liberdade.

Durante o período que chamamos de Guerra Fria (1947 – 1991), o mundo ficou dividido entre dois pólos principais: de um lado os Estados Unidos da América e de outro a União das Repúblicas Socialistas Soviéticas. Essa divisão construiu-se por conta da revolução socialista que tomou forma na Rússia. O modelo capitalista, dos Estados Unidos, opunha-se a essa revolução.

A ameaça comunista, portanto, configura-se como resultado de uma construção narrativa (ou seja, da formação de uma história) sobre este momento. Os Estados Unidos, para angariar suporte e apoio, alegava que a ameaça comunista estava se espalhando pelo globo. Essa ameaça seria representada pelos partidos socialistas e comunistas que se formavam em diversos países, como também ocorreu no Brasil.

Alguns eventos históricos brasileiros são demonstrativos deste evento:

  • Motivou o golpe político de Getúlio Vargas em 1930;
  • Motivou o golpe militar de 1964;
  • Motiva uma forte oposição a partidos de esquerda até hoje;

Na prática, é claro, haviam alguns medos justificáveis, principalmente por conta do exemplo de Cuba, que sofreu uma revolução de caráter anti-imperialista em em 1959, e que posteriormente aliou-se à URSS.

Como resultado da ideia de ameaça comunista, algumas ações foram realizadas ao redor do globo:

  1. Perseguição de grupos políticos alinhados à esquerda;
  2. Instalação de regimes ditatoriais sob justificativa de um risco iminente de um golpe de Estado;
  3. Acirramento do sentimento nacionalista para se opor ao modelo internacionalista soviético;

Agora que você já sabe o que foi a ameaça comunista, que tal aprofundar seus conhecimento sobre o tema?

Sobre a Guerra Fria e o comunismo

https://brainly.com.br/tarefa/18839400

Entenda mais sobre o Manifesto Comunista

https://brainly.com.br/tarefa/18850467

Comunismo vs neoliberalismo

https://brainly.com.br/tarefa/18953971

-

Matéria: História

Nível: Ensino Fundamental

Perguntas interessantes