oque eram as polis gregas, formadas no periodo arcaico
polis gregas , so quero saber isso
Soluções para a tarefa
Respondido por
29
As polis gregas eram cidades-estado, que eram governadas de dentro de si próprias, como se fossem países independentes. Cada cidade tinha seu próprio governo, com os 3 poderes : executivo, legislativo e judiciário, e tinha com as outras cidades o mesmo grau de relações que um país tem com o outro hoje. No máximo, uma cidade maior influenciava outras menores a formarem juntas associações, as chamadas "ligas", para defenderem interesses comuns.
pcosmedasilva:
Respondo essas perguntas sem copiar de livros, apenas gosto de História e uso a maior sinceridade possível.
Respondido por
0
Resposta:
A Polis grega se deu, entre os períodos que compreendeu o fim do período homérico, arcaico e o clássico. São representadas por cidades estados da Grécia que contribuíram para desenvolver a cultura grega.
O surgimento das polis se deu no século VIII a.C. e seu ápice entre os séculos VI e V a.C.
Explicação:
O que eram as Polis Gregas?
- A Polis Grega basicamente foi uma oligarquia aristocrática, organizando-se de forma própria e independente tanto socialmente, politicamente e economicamente.
- A polis se constituía por homens ditos livres (os cidadãos gregos) que eram nascidos na própria polis, denominando-se de “metecos” e pelos os escravos.
- As polis gregas se dividia em: a zona urbana, ou a Ástey e a zona rural, ou Khora.
- A polis realiza sua economia por meio da agricultura e das atividades do comércio, em que seu núcleo urbano produzia sua riqueza com autossuficiência.
- Em questão de organização política a polis realizam as Assembleias dos Povos, os Conselhos Aristocráticos e os Magistrados, cada um desempenhando funções características.
Curiosidades sobre as Polis Gregas
- A palavra “polis” em grego tem o significado de “cidade”. O que identifica o conceito tal qual se conhece nos dias de hoje, pois as polis gregas nada mais são que a organização e desenvolvimento de uma cidade.
- As cidades de Atenas e Esparta são exemplos claros das cidades gregas que funcionavam como polis, sendo as mais importantes da Grécia. Por exemplo, Atenas o poder político se dava pela Eclésia, as chamadas Assembleias populares. Já em Esparta eram as Apelas e as Gerúsias, que dividiam os grupos por idades, a primeira com espartanos acima de 30 anos, e a segunda constituída por 28 anciãos superando os 60 anos.
- A Acrópole era um espaço público de destaque, por ser o maior ponto da cidade, edificado por palácios e templos que representavam os deuses; e a Ágora, era outro espaço importante que era a praça principal, realizando as feiras e as manifestações de atos públicos de cunho civil e religioso.
Descubra mais sobre as Polis Gregas em: https://brainly.com.br/tarefa/39413001
Anexos:
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Geografia,
9 meses atrás
Artes,
9 meses atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Geografia,
1 ano atrás