Oque é verbo transitivo, intransitivo,transitivo direto E transitivo indireto ???
É pra hojee,prfvv
Soluções para a tarefa
Resposta:
verbo transitivo é o verbo que precisa de um complemento para que possamos entender oque ele quer dizer
exemplo Juliana ama chocolate
o complemento é chocolate pois se não tivesse essa palavra você não saberia oque ela ama
já o verbo intransitivo não precisa de complememto
exemplo julia nasceu
apenas o verbo nos ja sabemos oque ele quer dizer
o direto e o direto eu não sei
Resposta:
verbos transitivos:
Os verbos transitivos precisam de complemento para que possamos dar sentido à frase em que são empregados. Esse complemento pode ser seguido ou não de preposição.
exemplo: Ana comprou chocolates.
No exemplo, temos o sujeito “Ana”, que exerce a ação de comprar. O objeto da compra é “Chocolates”. O verbo precisou ser completado por um objeto, ou seja, um complemento. Se você tirar o complemento, a frase fica sem sentido, parecendo que falta uma parte.
Verbo transitivo direto :
Os verbos transitivos diretos necessitam de um objeto direto para completar o sentido da frase, não exigindo preposição obrigatória. O objeto direto responde às perguntas “o quê?” ou “quem?”, indicando, dessa forma, o elemento que sofre a ação verbal.
Exemplo: Camila bebe água.
Camila bebe. Quem bebe, bebe alguma coisa. O quê? O verbo beber precisa de um complemento para concluir a informação transmitida. “Água” é esse complemento, chamado de transitivo direto porque não exige preposição entre o verbo e seu objeto.
Verbo transitivo indireto:
Diferentemente dos transitivos diretos, os transitivos indiretos exigem preposição. Esse complemento recebe o nome de objeto indireto.
Exemplo: Acredito na sua boa vontade.
Acredito em quê? “Na sua boa vontade”. Uma vez que o que complementa o sentido do verbo “acreditar” melhorar vem precedido de preposição, estamos diante de um verbo transitivo indireto.
Verbo intransitivo :
Os verbos intransitivos não precisam de complemento. Eles sozinhos bastam para dar sentido à frase. Formam o predicado sozinhos.
Exemplo: Luís morreu.
Os verbos intransitivos são, em algumas vezes, acompanhados de adjunto adverbial ou de predicativo.
Exemplo: Luís morreu serenamente.