Biologia, perguntado por nicoleviana1, 8 meses atrás

Oque é uma celular muscular


JuliaCassaro1: O tecido muscular é caracterizado pela presença de célulasalongadas, denominadas fibras muscularesou miócitos, com um citoplasma rico em filamentos proteicos, principalmente actina e miosina. A actina é uma fibra proteica do citoesqueleto e, junto a outras proteínas, forma os chamados filamentos finos.

Soluções para a tarefa

Respondido por neconestor66
0

Explicação:

Fibras musculares ou miócitos são as células que constituem os músculos. Podem ter entre 30 a 50 micrómetros de comprimento e possuir um ou mais núcleos. 

Respondido por palhanodayra
0

Resposta:

O tecido muscular é um tecido animal com a característica mais distinta de capacidade de contração. Esse tecido é essencial para as funções do nosso corpo, como garantir nossos movimentos e batimentos cardíacos. O tecido muscular tem a capacidade de contrair células, também chamadas de fibras musculares. Essas células ou fibras são alongadas e possuem um grande número de filamentos de proteínas contráteis, como a actina e a miosina. Devido à sua contratilidade, escalabilidade, elasticidade e excitabilidade, o tecido muscular desempenha um papel importante em nosso corpo. O tecido muscular pode ser dividido em três categorias: tecido muscular esquelético, tecido não muscular e tecido miocárdico.

Explicação:

  1. Tecido Muscular Estriado Esquelético: O estriado esquelético é formado por células cilíndricas longas com vários núcleos localizados em sua periferia. Quando observadas ao microscópio óptico, as fibras do músculo esquelético apresentam bandas brilhantes e escuras alternadas, que podem garantir o padrão de listras horizontais. A faixa escura é chamada de faixa A e é formada por filamentos finos (actina) e filamentos grossos (miosina), enquanto a faixa clara é chamada de faixa I e é formada apenas por filamentos. Nestes músculos, existe uma unidade chamada sarcoma, que é uma unidade repetitiva das miofibrilas e é a base deste músculo. Cada sarcômero é composto pela parte entre duas linhas Z consecutivas: as duas metades da zona I central e zona A. Para encolher essas células, nossos comandos são indispensáveis. No processo, o sarcoma vai encurtar.
  2. Tecido muscular estriado cardíaco: Ao contrário do tecido muscular esquelético, as fibras miocárdicas têm um ou dois núcleos, que estão localizados na posição mais central ou próximo à área. As contrações musculares do músculo estriado são involuntárias, ou seja, sua ocorrência independe do nosso controle. Nesse tipo de músculo, as células apresentam uma série de mitocôndrias, de fácil compreensão, pois possuem alto metabolismo e necessitam constantemente de ATP.
  3. Tecido de músculo liso ou não estriado: É formado por células que não apresentam listras, característica fácil de distinguir de outros tipos de tecido. Eles têm apenas um núcleo, organizado no centro de cada núcleo. A contração é controlada pelo sistema nervoso autônomo.
Anexos:
Perguntas interessantes