Biologia, perguntado por Usuário anônimo, 11 meses atrás

OQUE É SEMENTE?

PRECISO MT DA AJUDA DE VOCEEEEEES

Soluções para a tarefa

Respondido por guilhermesilvap67qr6
1

A semente é uma estrutura importante para o vegetal, pois garante, entre outras funções, uma proteção adequada ao embrião. As plantas que possuem essa estrutura são as gimnospermas e asangiospermas.

→ O que é a semente?

A semente nada mais é que o óvulo maduro contendo um embrião. É importante salientar que em muitos casos ocorre o uso incorreto do termo semente, que deve ser usado para designar frutos secos, como as cariopses.

A semente apresenta uma estrutura formada por três partes básicas:

Embrião;

Reserva armazenada;

Envoltório derivado do tegumento.

A origem da reserva da semente em gimnospermas é diferente daquela apresenta por angiospermas. Nas gimnospermas, a reserva é proveniente do gametófito feminino, enquanto a reserva em angiospermas é proveniente do endosperma. O endosperma é formado durante o processo de dupla fecundação em decorrência da fecundação dos núcleos polares por um gameta masculino e não é tecido gametofítico, nem esporofítico.

Geralmente o embrião e o endosperma das angiospermas ocupam o maior volume da semente.O envoltório, por sua vez, varia de espécie para espécie, uma vez que depende de características específicas do óvulo. Em algumas espécies, esse envoltório é bem reduzido; em outras, no entanto, ele se torna secos e muito duro, protegendo o embrião contra o sol, variações de temperatura e até mesmo organismos decompositores.

O embrião é formado a partir da fecundação da oosfera. Em plantas angiospermas, o embrião é formado por um eixo semelhante a um caule e por um rudimento de raiz. Apresenta também duas estruturas denominadas de cotilédones, que são duas folhas modificadas. Esses cotilédones são importantes reservas de nutrientes para o embrião.

→ Dispersão das sementes

A dispersão das sementes garante que uma planta possa desenvolver-se em diferentes locais, permitindo, assim, que não haja competição entre uma nova planta e a planta mãe. A dispersão é causada por diferentes agentes externos, tais como o vento, a água e até mesmo seres vivos. Vale destacar também que há espécies que realizam autocoria, ou seja, espalham sua semente sem a ajuda de nenhum agente externo.

→ Germinação

A germinação da semente acontece quando ela encontra um ambiente adequado para o seu desenvolvimento. Geralmente elas absorvem água e aumentam seu volume, o que causa o rompimento do envoltório. A partir desse momento, o embrião passa a crescer. Normalmente a primeira estrutura a se formar é a raiz, seguida do caule e folhas.


Usuário anônimo: Nooooooossa!
Usuário anônimo: Que resposta grandeeeee
Usuário anônimo: Mas brigada msm assim!
atchaldaClau: bom dia
Perguntas interessantes