oque e sal refinado e são iodado
Soluções para a tarefa
O QUE É SAL REFINADO?
Produzido com o próprio sal marinho ou então através mineração de jazidas subterrâneas formadas milhões de anos atrás por atividade tectônica, o sal refinado passa por uma série de etapas que reduzem o valor nutritivo do alimento.
Este tipo de sal passa por processo de secagem em temperaturas elevadas e recebe agentes anti aglomerantes (como o aluminosilicato de sódio) que permitem que o produto “corra solto” no saleiro.
O refinamento do sal leva à perda de uma série de nutrientes (pelo menos 84 minerais traço) e algas microscópicas que fixam o iodo natural (mineral necessário para o funcionamento adequado da tireoide). Por este motivo, o sal de mesa necessita de um acréscimo de iodeto antes de chegar ao consumidor final.
O QUE É SAL IODADO?
Sal iodado é sal de cozinha (composto principalmente por NaCl) misturado com pequenas quantidades de vários sais do elemento iodo. A ingestão de iodo previne a deficiência de iodo. Ao redor do mundo, deficiência de iodo afeta cerca de dois bilhões de pessoas e é líder das causas previsíveis de deficiências mentais e intelectuais. A deficiência também causa problemas nas glândulas tireoide, incluindo bócio endêmico. Em muitos países, deficiência de iodo é um grande problema de saúde pública que pode ser facilmente tratado pelo acréscimo de pequenas quantidades de iodo ao cloreto de sódio.
Iodo é um micronutriente e mineral que é naturalmente presente nos alimentos de algumas regiões, especialmente perto de costas, mas é geralmente bastante raro na crosta terrestre, já que iodo é um elemento pesado (tendo a maior massa atômica dos elementos necessários para a vida de mamíferos), e a abundância de elementos geralmente diminui com o aumento da massa atômica. Onde níveis naturais de iodo no solo são baixos e não são absorvidos por vegetais, o iodo no sal iodado fornece a pequena mas essencial quantidade de iodo necessária para humanos.
Um pacote aberto de sal de cozinha iodado pode rapidamente perder seu conteúdo de iodo por oxidação e sublimação do iodo.