Física, perguntado por julinhasouzapir, 1 ano atrás

oque è necessàrio acontecer dentro das celulas do nosso corpo para que a energia dos alimentos seja aproveitada

Soluções para a tarefa

Respondido por julianacobain
17
O ser humano precisa de combustível para "funcionar" e aproveita a energia liberada no processo de combustão dos alimentos, de modo similar ao que acontece nos carros, isto é, através de reação com oxigênio e produção de substâncias mais simples, geralmente gás carbônico e água. A gasolina é uma mistura de hidrocarbonetos, substâncias compostas apenas de hidrogênio e carbono, em diferentes quantidades e proporções. O principal componente é o octano, C8H18. A reação envolvida é: C8H18(g) + 12½ O2(g) 8 CO2(g) + 9 H2O(l) A principal fonte de energia do ser humano são os alimentos, compostos basicamente de carboidratos, proteínas e gorduras. Aliás, cerca de 50% do que ingere é de carboidratos, mas boa parte não sofre o processo de digestão e, portanto a energia que está armazenada nestas substâncias não é aproveitada. Por exemplo, a celulose, que é o material estrutural da madeira, é uma fonte primária de fibras na dieta do homem. As fibras são necessárias e auxiliam no movimento de material através dos intestinos, mas não fornecem energia porque não são digeridas. Os carboidratos digeríveis são os açúcares e amidos. O organismo transforma estas substâncias em glucose, que se dissolve na corrente sanguínea e pode ser transportada até as células. Nos animais, inclusive humanos, a glucose passa por reação de combustão e fornece a energia necessária para o organismo. C6H12O6(aq) + 6 O2(g) 6 CO2(g) + 6 H2O(l) O calor liberado durante este processo é igual a 16 mil joules (ou 16 kilojoules) por grama de glucose queimada. O número parece assustadoramente alto, principalmente para quem deseja emagrecer! Este calor é suficiente para aquecer 1 litro de água em 4ºC. O ser humano queima 1 grama de glucose em um minuto andando de bicicleta ou em 2 minutos estudando química. Uma batida do coração consome a energia de aproximadamente 1 joule. Na média considera-se que a queima dos açúcares e amidos no organismo libera a energia correspondente de 17 mil joules (ou 17 kJ) por grama do carboidrato
Respondido por MikeCnt
0

1) A origem da energia:

Quando as moléculas orgânicas pelas plantas, a fotossíntese transfere a energia do sol para a ligação entre os átomos que fazem as moléculas.

A grosso modo, é necessário gastar energia para produzir glicose, que é armazenada nas ligações entre os carbonos.

2) No organismo:

Existe toda uma sequência de reações, chamadas de glicólise e ciclo de Krebs, que pouco a pouco vão quebrando as ligações que existem entre os carbonos.

Quando ocorre a quebra, aquela energia armazenada é liberada. Nisso, existem moléculas especializadas em captar essa energia e levar aos pontos do organismo onde ela é necessária.

  • Alerta de nível maior de complexidade: ↓

Obs.: a respiração celular é bem mais complexa do que descrito acima. Moléculas chamadas NAD e FAD captam os elétrons da oxidação da glicose e levam às cristas da mitocôndria para que a energia converta ADP em ATP. É o ATP que percorre pela célula distribuindo a energia.

Estude mais em https://brainly.com.br/tarefa/21835662

Anexos:
Perguntas interessantes