Português, perguntado por amabilaveneranda, 7 meses atrás

oque é linguagem coloquia


jeffersonmarcolino10: A linguagem coloquial é uma linguagem falada, descontraída e espontânea, que responde a necessidades de comunicação imediata, acontecendo em tempo real. Assim, é normal que ocorram algumas incorreções linguísticas, havendo um maior relaxamento em relação às regras gramaticais, o que não ocorre na linguagem escrita.

Soluções para a tarefa

Respondido por Usuário anônimo
2

Resposta:

A linguagem coloquial é uma variação de linguagem popular utilizada em situações cotidianas mais informais. A coloquialidade encontra fluidez na oralidade (fala) e, assim, não requer adequação às normas da gramática tradicional (norma culta/padrão da língua portuguesa). É na linguagem coloquial que encontramos as gírias, estrangeirismos, neologismos, abreviações, isto é, palavras e expressões que não se relacionam à norma culta da língua portuguesa.

É importante destacar que todos os estilos de linguagem têm sua relevância para os falantes da língua e podem e devem ser eleitos dependendo do contexto em que ocorre a situação comunicativa. A linguagem coloquial é empregada em situações informais, entre amigos, familiares e em ambientes e/ou situações em que o uso da norma culta da língua possa ser dispensado.

O fato de não seguir as regras gramaticais não faz a linguagem coloquial ser menos importante/relevante do que a linguagem culta. Isso porque, se considerarmos a frequência de uso de ambos os estilos de linguagem, é possível observar que a linguagem coloquial é mais frequentemente utilizada pelos falantes do que a culta.

Outra questão importante a ser destacada é que o estilo de linguagem coloquial não deve ser confundido com a diversidade de dialetos existentes no português do Brasil. Os dialetos estão muito mais relacionados à língua, sociedade e cultura do que ao estilo e escolha de registro.

Explicação:

Respondido por jenniesoo
0

A linguagem coloquial é a forma de se comunicar em situações que não exigem formalidade, como uma conversa entre amigos, no supermercado, na padaria, na farmácia, na praia, etc. Por isso, é também chamada de linguagem popular. É, ainda, a linguagem adotada para as conversas nas redes sociais e em aplicativos de mensagens.

É na linguagem coloquial que encontramos as gírias, estrangeirismos, neologismos, abreviações, isto é, palavras e expressões que não se relacionam à norma culta da língua portuguesa. Sendo assim, o contrário da linguagem formal importante em um entrevista de emprego por exemplo.

Perguntas interessantes