Português, perguntado por danielsene45, 9 meses atrás

oque e leitura cronica

Soluções para a tarefa

Respondido por Gabymoreira77
2

Resposta:

A crônica é um gênero textual, facilmente encontrado em jornais, onde o cronista tira seus temas do próprio cotidiano, falando de tudo, política, sentimentos pessoais, aberta ou disfarçadamente, deixando ao leitor o prazer de desvendar o mundo.


danielsene45: muito obg
Respondido por emanuellyvitoria4556
0

Resposta:

A crônica é um dos primeiros gêneros textuais com que os alunos entram em contato no Ensino Fundamental. A leitura e a produção de textos no gênero são conteúdos importantes para ensinar aos alunos do 6º ao 9º ano

POR:

Gabriela Portilho

01 de Janeiro | 2013

Ilustração: Santiago

A origem da palavra crônica remonta ao vocábulo grego chronikós, que significa "tempo", pelo latim chronica, ou seja, ao ler uma crônica estamos diante de um gênero textual onde a questão temporal é fundamental.

As crônicas tratam da realidade, do cotidiano, com linguagem despretensiosa e temas mais simples, geralmente relacionados ao passado e à infância. "A crônica tem essa característica peculiar de tratar sobre aquilo que está desaparecendo do mundo", explica o escritor e professor de literatura da Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), no Paraná, Miguel Sanches Neto. É por isso que podemos dizer que se trata de um gênero miniloquente, ou seja, que fala de uma maneira suave, não impositiva e mais prosaica - em contraposição à eloquência dos grandes clássicos literários.

Por se tratar de um gênero mais cotidiano, confessional, breve e, sobretudo, muito vinculado ao "eu" do leitor, as crônicas são tidas como formas mais fluidas e efêmeras que a dos romances, contos e poesias.

Para Rita Jover Faleiros, selecionadora da área de Língua Portuguesa do Prêmio Victor Civita Educador Nota 10, a crônica pode ser considerada uma anedota, no sentido de despertar no autor - e nos leitores - uma reflexão ou transformação, utilizando-se ou não do humor. "As crônicas nos fazem pensar sobre a vida e sobre o mundo a partir de um pequeno evento cotidiano", explica.

Embora as crônicas que circulem no jornal reportem, na maioria das vezes, um recorte político, ou uma análise da transformação social, é importante colocar os alunos em contato com outros tipos de temas, mais literários - as crônicas de autores como Rubem Braga, Fernando Sabino e Carlos Drummond de Andrade.

Explicação:

ESPERO TER AJUDADO

Perguntas interessantes