Saúde, perguntado por camillylorranibb, 10 meses atrás

oque é HTLV-2?? E porque é tão preocupante pra quem ta amamentando?????

Soluções para a tarefa

Respondido por silvabrendaemanuelle
1

Resposta:

Bioemfoco

SAÚDE EM FOCO

MEDICINA DIAGNÓSTICA

SAÚDE DA MULHER

CAMPANHAS

TRANSPLANTE

ESPECIAIS

Bioemfoco

Amamentação: Doenças transmitidas da mãe para o bebê

10/09/2018

CAMPANHAS MEDICINA DIAGNÓSTICA SAÚDE DA MULHER

A amamentação tem muitas vantagens tanto para a mãe como para o bebê. É reconhecido como a melhor forma de alimentação da criança. O leite materno é um alimento completo. Até os 6 meses, o bebê não precisa de nenhum outro alimento (chá, suco, água ou outro leite). A digestão é muito mais fácil do que qualquer outro leite, além de ser rico em anticorpos, protegendo a criança de muitas doenças como diarreia, infecções respiratórias e alergias. Sugar o peito é um excelente exercício para o desenvolvimento da face da criança, ajuda a ter dentes bonitos, a desenvolver a fala e a ter uma boa respiração. É importante lembrar também a contribuição da amamentação para a redução da mortalidade infantil (MI).

Amamentar é bom também para a saúde da mãe: protege contra o câncer de mama, de ovário, reduz casos de hipertensão e infarto. Porém, algumas vezes, as condições de saúde da mãe impedem a amamentação. Da mesma forma que os nutrientes são passados para o bebê através do leite materno, algumas doenças virais infecciosas também podem ser transmitidas dessa forma. Por isso, é tão importante o acompanhamento médico e os exames pré-natal na gestação.

É recomendado manter a amamentação até os dois anos de vida do bebê ou mais.

Quando a amamentação é contraindicada?

Vírus da Imunodeficiência Humana – HIV

A orientação da OMS sobre o assunto é de que cada país tome a sua posição, recomendando ou não o aleitamento materno por mulheres infectadas pelo HIV. No Brasil, o Ministério da Saúde contraindica a amamentação nesses casos. A amamentação está associada a um risco adicional de transmissão do HIV para o bebê, podendo chegar a 29% nos casos.

A transmissão pelo leite materno pode ocorrer em qualquer fase durante todo o período de aleitamento. A recomendação a ser seguida é que a mãe soro positivo não amamente. As alternativas são que o leite seja pasteurizado, bancos de leite ou a utilização de fórmulas lácteas como substituição ao leite materno.

Vírus T-linfotrópico humano – HTLV (Tipo I e II)

O HTLV é um vírus da família dos retrovírus, a mesma do HIV, e atingem as células de defesa do organismo, os linfócitos T. São classificado em dois grupos: HTLV-I e HTLV-II. Os vírus que estão associadas à leucemia de células T do adulto, paraparesia espástica tropical e outras doenças neurológicas, hematológicas e dermatológicas. A principal forma de transmissão é pelo aleitamento materno, mas o vírus também pode ser transmitido da mãe para o filho na hora do parto.

Nesse caso, a orientação do Ministério da Saúde também é a contraindicação da amamentação de mães portadoras do HTLV-1 ou HTLV-2. Mais uma vez, a mãe deve recorrer aos bancos de leite ou a utilização de fórmulas lácteas como substituição ao leite materno.

Explicação:

peguei lá no bioemfoco

espero ter te ajudado ✨

Perguntas interessantes