Português, perguntado por allan1706, 11 meses atrás

oque e frase e oque e oracao

Soluções para a tarefa

Respondido por jadyyinally16
19

Resposta:

A frase nominal não é constituída por verbo. Já na frase verbal há a presença do verbo. Oração - É todo enunciado linguístico dotado de sentido, porém há, necessariamente, a presença do verbo ou de uma locução verbal. ...

Respondido por gabrielly2897
16

FRASE

A frase pode ser definida por seu propósito comunicativo. Isso significa que Frase é todo enunciado capaz de transmitir, de traduzir sentidos completos em um contexto de comunicação, de interação verbal.

Observe algumas características das frases:

O início e o final da frase são marcados, na escrita, por pontuação específica (. ! ? …);

Na fala, o início e o final da frase são marcados por uma entoação característica. Não se esqueça de que a entoação é a forma como os falantes associam o contorno da expressividade, como é visto na frase interrogativa ou declarativa;

Podem ser elaboradas por uma única ou por várias palavras;

Podem apresentar um verbo ou não;

Na escrita, os limites da frase são indicados pela letra inicial maiúscula e pelo sinal de pontuação (. ! ? …).

Observe alguns exemplos de frases:

– Ai!

– Socorro!

– O quê?

– Mas que coisa terrível!

– Quanta bagunça...

– Que tragédia!

– Como assim?

– Tenho muito a fazer.

– Fogo!

Tipos de Frases

Frases interrogativas: Entonação de pergunta. Geralmente, é finalizada com ponto de interrogação (?). Exemplo: Que dia você volta?

Frases exclamativas: Entonação expressiva, reação mais exaltada. Geralmente, finalizada com ponto de exclamação ou reticências (! …). Exemplo: Que horror!

Frases declarativas: Não são marcadas pela entonação expressiva ou intencional. Geralmente apresentam declarações afirmativas ou negativas e são finalizadas com o ponto final (.). Exemplo: Amanhã não poderei levantar.

Frases imperativas: Enunciado que traz um verbo no modo imperativo. Geralmente sugere uma ordem e é finalizado pelos pontos de exclamação e final (! .). Exemplo: Fale mais baixo!

ORAÇÃO

A oração é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado linguístico cuja estrutura caracteriza-se, obrigatoriamente, pela presença de um verbo. Na verdade, a oração é caracterizada, sintaticamente, pela presença de um predicado, o qual é introduzido na língua portuguesa pela presença de um verbo. Geralmente, a oração apresenta um sujeito, termos essenciais, integrantes ou acessórios.

Observe alguns exemplos de orações:

– Corra!

– Esses doces parecem muito gostosos.

– Chove muito no inverno.

PERÍODO

O período é uma unidade sintática. Trata-se de um enunciado construído por uma ou mais orações e possui sentido completo. Na fala, o início e o final do período são marcados pela entonação e, na escrita, são marcados pela letra maiúscula inicial e a pontuação específica que delimita sua extensão. Os períodos podem ser simplesou compostos. Vejamos cada um deles:

Período simples

Os períodos simples são aqueles constituídos por uma oração, ou seja, um enunciado com apenas um verbo e sentido completo. Exemplo: Os dias de verão sãomuito longos! (verbo ser)

Período composto

Os períodos compostos são aqueles constituídos por mais de uma oração, ou seja, dois ou mais verbos. Exemplo: Mariana me ligou para dizer que não virá mais tarde. (Período composto por três orações: verbos ligar, dizer e vir.)

Artigos Relacionados

DICAS DE REDAÇÃO: CONSTRUINDO O PERÍODO

As dicas de redação que você vai acompanhar agora vão contribuir para o melhor entendimento da relação entre o período e a construção de sentidos de um texto.

VER ARTIGO COMPLETO

PERÍODO COMPOSTO POR SUBORDINAÇÃO

As orações caracterizam-se em virtude da dependência sintática entre elas. Confira!

VER ARTIGO COMPLETO

PERÍODO COMPOSTO POR COORDENAÇÃO

Interaja-se com as particularidades referentes a este.

VER ARTIGO COMPLETO

CONCEITOS ESSENCIAIS DA SINTAXE

Conceitos essenciais, sintaxe, parte da gramática que estuda a palavra em relação às outras.

VER ARTIGO COMPLETO

FIGURAS DE CONSTRUÇÃO OU SINTAXE

As figuras de construção, ou de sintaxe, são recursos estilísticos usados no nível das estruturas sintáticas da linguagem.

VER ARTIGO COMPLETO

DISPOSIÇÃO DO SUJEITO NA ORAÇÃO

A disposição do sujeito determina a ordem dos elementos essenciais da oração, a qual pode ser direta ou indireta.

VER ARTIGO COMPLETO

COESÃO REFERENCIAL E COESÃO SEQUENCIAL

A coesão referencial e sequencial criam vínculos entre as palavras, orações e as partes de um texto, contribuindo para a coerência interna e para a progressão temática e textual.

VER ARTIGO COMPLETO

Versão mobile

Perguntas interessantes