Biologia, perguntado por galbafilho, 11 meses atrás

oque é cristalização de virus

Soluções para a tarefa

Respondido por adrianosales19044
2

Os vírus infectam todas as formas de vida, desde bactéria, fungos e plantas, até os animais e o homem. O termo vírus vem do latim que significa veneno. Este termo foi utilizado como sinônimo de veneno e se referia a agentes de natureza desconhecida que provocavam diversas doenças.

No ano de 1935, cristais de vírus foram isolados e observados ao microscópio pela primeira vez. A sua composição parecia principalmente proteica, porém constatou-se mais tarde uma pequena quantidade de ácidos nucléicos.

No início dos anos 40, generalizou-se que todos os vírus continham ácidos nucléicos, o que foi confirmado por estudos com bacteriófagos, que eram vírus bacterianos. Em 1952, foi demonstrado para o bacteriófago T4, que somente o DNA do fago, e não a proteína penetrava na célula bacteriana hospedeira iniciando os eventos de replicação que levavam a produção de centenas de vírus em cada célula infectada.

Uma grande contribuição para a virologia foi à descoberta de que os vírus podem ser cristalizados. Quando o vírus do Mosaico do Tabaco foi cristalizado, forneceu um poderoso argumento para que se pudesse pensar nos vírus como estruturas químicas simples, consistindo somente de proteína e ácido nucléico.

Desta forma, se pensarmos nos vírus fora das células, podemos considerá-los como estruturas moleculares excepcionalmente complexas. No interior das células, a informação levada pelo genoma viral, faz com que a célula infectada produza novos vírus, levando-nos a pensar nos vírus como organismos excepcionalmente simples.

Desta forma, os vírus só são replicados dentro de células vivas. O ácido nucléico viral contém informações necessárias para programar a célula hospedeira infectada, de forma que esta passa a sintetizar várias macromoléculas necessárias à produção da progênie viral. Fora da célula susceptível, as partículas virais são metabolicamente inertes.

Três propriedades principais distinguem os vírus de outros microrganismos: o tamanho, os vírus são menores que outros organismos, embora eles variem consideravelmente em tamanho. O genoma, que pode ser formado de DNA ou RNA, nunca ambos (os vírus contêm apenas um tipo de ácido nucléico). E o metabolismo, os vírus não possuem atividade metabólica fora da célula hospedeira; eles não possuem atividade ribossomal ou aparato para síntese de proteínas.

Os vírus diferem de outros parasitas intracelulares porque o ciclo de infecção viral inclui um "período cego" durante o qual não se detecta a presença do vírus, o que não ocorre com os outros parasitas intracelulares.

(espero ter ajudado)

Perguntas interessantes