Oque é cógito e qual sua importância pra filosofia cartesiana
Soluções para a tarefa
Respondido por
44
No sistema cartesiano, o Cògito è a origem e o critério para toda verdade e, portanto, è o fundamento de todo o conhecimento. Ao enfatizar um eu racional, um eu que se aprende como uma razao . Descartes estabelece um critério de certeza que se assenta numa intuição originaria que è a apreensão de um *mim mesmo* e de um *mim por mim*. Esta apreensão leva a postular as regras inerentes ao pensar que, por sua vez, explicitam, a racionalidade própria do pensar, que se processa matematicamente e se amplia numa cadeia dedutiva de conceitos, apresentados na forma de um conhecimento intuitivo. De acordo com essa concepção o Cogito pode retirar-se e apreender-se dos significados impressos na realidade, compreendendo-se como unidade de sentido, isolado do mundo, para poder assim, determina-lo como objeto de conhecimento.
Respondido por
1
O cogito é um termo em latim que quer dizer "pensamento" e é a base da filosofia de Descartes acerca do racionalismo.
O que nos diz Descartes?
- Ao duvidar de si mesmo, Descartes notou que a existência das coisas pressupõe o seu conhecimento prévio.
- Como as ideias são dadas por Deus aos homens, ele cunha a ideia de que "penso, logo existo". Se penso, eu existo. Assim, a única coisa que não posso duvidar é que eu penso, mas as experiências no mundo podem me enganar.
- A partir dessa teoria cartesiana, Descartes torna-se símbolo do racionalismo moderno de que as ideias já existem e que devemos confiar somente na faculdade da razão.
Saiba mais sobre Descartes em: brainly.com.br/tarefa/16761894
Anexos:
Perguntas interessantes
Geografia,
10 meses atrás
Português,
10 meses atrás
Química,
10 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Sociologia,
1 ano atrás