oque é biotecnologia e biopirataria?
Soluções para a tarefa
onsiderada por muitos como o bem mais valioso de uma nação a biodiversidade fascina e enche de ganância muita gente. Tamanha é sua importância que a Organização das Nações Unidas (ONU), declarou 2010 como o ano da internacional da biodiversidade. O objetivo da iniciativa é divulgar a relevância do assunto e chamar a atenção da sociedade mundial para as taxas alarmantes de perda de biodiversidade no planeta devidas às ações humanas e e alertar para importância da preservação ambiental.
Mas afinal o que é biodiversidade?
Biodiversidade é capacidade que a vida tem em se diversificar nas mais diferentes espécies adaptadas aos mais diferentes ambientes.
Edward Wilson (Foto: Wikimedia Commons)
Este termo permaneceu por muito tempo no anonimato até que o prestigiado biólogo Edward Wilson, um dos maiores especialistas em insetos sociais viesse dar maior importância. No seu livro “Diversidade da Vida“, o biólogo foi um dos pioneiros a alertar sobre a extinção em massa de espécies causada pela atividade humana no século XX. E, ainda hoje, muitas outras continuam sofrendo com isto, e talvez, muitas venham a se extinguir nos próximos anos.
Sabe-se de longe que mais da metade dos seres vivos do planeta tem seu endereço nos trópicos, mais precisamente na superfície do globo coberta por florestas tropicais. A desmedida variedade das espécies vegetais ainda é menor que a de insetos, e microorganismos e segundo a ONG World Wide Fund for Nature (WWF), o Brasil lidera o raking dos países que apresentam maior biodiversidade. E é não é a toa que muitos estão de olho nesta nossa riqueza. Foi nessa ganância que 2000, a empresa japonesaAsahi Foods fez um pedido de patente do cupuaçu no Japão e na Europa. E como se não bastasse, registrou a marca “cupulate”! E não deu outra: o Brasil reinvidicou o direito de patente e considerou o ato de biopirataria. O Japão reconheceu o direito brasileiro e hoje é considerada fruta nacional.
Tartaruga Marinha
A ameaça da biopirataria continua sendo uma constante, com o advento da engenharia genética, por exemplo, o estudo da diversidade de animais e plantas tornou-se uma prioridade científica de muitos países. Isso porque, cada espécie representa um estoque de genes cujo potencial apenas começa a ser desvendado. E, é por este motivo, que muitas empresas de biotecnologia já lucram com a herança transmitida por alguns organismos: vários medicamentos vendidos pela indústria farmaceutica tem algum componente vindo de plantas silvestres, outros produtos apresentam enzimas originários de bactérias e por aí vai. Apesar da grande importância dada à biodiversidade, ela continua sendo destruída.
O problema é que, para onde quer que se olhe, o homem parece ter declarado guerra à vida na terra. Todos os dias ocorrem desmatamentos, poluição de águas e terras, e outros acidentes ecológicos; é como se tivessemos assistindo sem saber a extinção de milhares de espécies por dia. Sem dúvida algo alarmante!