Administração, perguntado por nathaliabochi, 11 meses atrás

Oque é a perspectiva assistencialista e a perspectiva preventiva?

Soluções para a tarefa

Respondido por viniciusrm19
12

Olá!

As perspectivas assistencialista e preventiva compreendem conceitos que fazem parte da Qualidade de Vida no Trabalho (QVT), um método eficiente para proporcionar o aumento do desempenho dos colaboradores nas organizações.

Dessa forma, a perspectiva assistencialista procura desenvolver métodos que auxiliem a relação "corpo-mente" do colaborador, apresentando instrumentos que possam facilitar o trabalho, ao passo que a perspectiva preventiva procura se antecipar a problemas ou desafios que gerem dificuldades aos individuos.

Respondido por ralianeramborp4gmzg
11

a “perspectiva assistencialista”, que visa adaptar o trabalhador ao trabalho, por meio de práticas que compensem os efeitos do desgaste provocado pelo ambiente organizacional (estresse, doenças ocupacionais etc.), como exemplo: yoga, ginástica laboral, dentre outras possíveis. No entanto, os autores consideram essas práticas como paliativas, pois não intervêm nas causas dos problemas enfrentados pelos trabalhadores, mas em suas consequências. A segunda abordagem com “perspectiva preventiva”, segundo os autores, teria como propósito atenuar ou remover os problemas causadores do mal-estar provocado pelas condições, organização e relações socioprofissionais de trabalho, como falta de equilíbrio entre a vida pessoal e trabalho, falta de segurança, lideranças despreparadas, dentre outros fatores. Essa perspectiva insere uma complexidade maior nas intervenções e pressupõe uma visão mais abrangente, com implicações na cultura, estrutura e políticas, em nível organizacional.

Perguntas interessantes