oque corre nos limites das placas tectônicas?
Soluções para a tarefa
As Placas Tectônicas possuem limites diferenciados em relação as outras Placas Tectônicas, podendo ser eles:
Limites Divergentes: este tipo de limite é definido quando as placas se movimentam de modo a afastarem-se entre elas. As lacunas que são abertas na Crosta Terrestre durante este movimento são preenchidas por magma que sobe para a superfície. Esse magma sofre um processo de resfriamento e consolidação, tornando-se novamente uma rocha. Um exemplo de formação geológica que se originou em um processo divergente foram as cadeias mesoceânicas.
Limites Convergentes: esse tipo de limite é definido pelo movimento das placas em sentido de aproximação, ou seja, quando duas Placas Tectônicas se movimentam em sentido convergente, colidindo entre elas frontalmente. Nestes casos, a placa mais densa mergulha sob a mais leve, sendo incorporada ao material quente e fluido do manto.
Limites Conservativos: também conhecido como movimento das falhas transformantes, esse tipo de limite de Placas Tectônicas ocorre quando as placas se deslocam em sentido contrário uma em relação a outra, só que desta vez horizontalmente.