Oque chamou atenção na sociedade egípcia ?
Pfv para prova
Soluções para a tarefa
Resposta:
O antigo Egito era composto por classes de pessoas que iam desde o soberano Faraó até escravos capturados em guerra. Vivia-se em uma Monarquia Teocrática. Se comparada com a maioria das culturas da época, a sociedade egípcia era mais liberal.
Um homem que nascia em uma camada inferior, apesar de raro, poderia alcançar grandes postos em sua vida.
Explicação:
A Pirâmide Social
FARAÓS:
O Faraó tinha poder absoluto e era considerado um deus vivo na Terra. Ele era dono de todo o Egito, chefe da administração, dos cultos religiosos e também comandava o exército. Tinha como principais funções/responsabilidades manter a ordem e a justiça na sociedade. Caso não cumprisse com suas obrigações, teria como punição a morte (desaparecimento) eterna.
NOBREZA:
Nessa classe enquadravam-se os Viziers (pessoas ligadas diretamente ao Faraó), os Sacerdotes, os oficiais do exército e as suas famílias. Nessa classe a Rainha era escolhida e, apesar de o Faraó ter muitas esposas, apenas ela tinha o poder real. O casamento era feito entre parentes, a fim de manter o sangue “azul” da Dinastia.
ESCRIBAS:
Considerada uma classe muito importante, os Escribas eram os únicos que poderiam seguir carreira como administradores ou ingressar no serviço público. A escrita servia para o registro de tudo que acontecia no cotidiano egípcio e devido a ela é que conhecemos um pouco da história dos habitantes das margens do Nilo.
OS SOLDADOS:
Essa classe era pequena e sua principal função era garantir a segurança do território, fazendo quando preciso escolta nas expedições aos países vizinhos. Posteriormente, devido às invasões e à necessidade de uma defesa mais sólida, o exército e a tecnologia em combate foram aumentando.
OS ARTESÃOS:
Essa classe era formada por pessoas com habilidades em todos os tipos de artesanato. Alguns trabalhavam em aldeias e produziam artefatos para o comércio local. Já os mais habilidosos eram convocados a trabalhar para o Faraó ou para a classe da nobreza.
OS CAMPONESES:
Essa classe era formada pela maior parte dos antigos egípcios. Eram pessoas que trabalhavam nas lavouras a fim de gerar todo o sustento necessário. Ficavam com uma parte do que era cultivado, mas a grande maioria arrecadada permanecia com os donos das terras (Nobres ou Faraó).
OS ESCRAVOS:
Estudiosos divergem quanto à existência dessa classe no antigo Egito. Mas o que se tem de mais concreto é que os escravos eram pessoas capturadas em guerra e serviam como mão de obra. Eram uma minoria, já que em toda a história egípcia poucas foram as guerras, em comparação a outras civilizações.
Gráfico da Pirâmide Social Egípcia
A prática de cobrar uma grande fatia dos camponeses (que eram a maioria da civilização) era algo comum. O Vizir era a pessoa responsável por controlar os impostos, sendo dos Escribas a função de calcular a produção e as taxas e comunicar ao Vizir os números obtidos, para que este mantivesse diariamente o Faraó informado.
Os principais produtos taxados eram o gado e os grãos em geral. Por estarem à mostra dos funcionários do Estado, tornava-se fácil controlar tais produtos, o que não ocorria em áreas sem tanta visibilidade. Os estrangeiros que eram derrotados em batalhas também pagavam taxas. O imposto servia para enriquecer ainda mais o tesouro real e permitir ao Monarca ter recursos suficientes para criar monumentos e aumentar ou construir novos Templos em homenagem aos deuses.
Resposta:
“[…]OS RELEVOS E AS PINTURAS DAS TUMBAS PROPORCIONAM GRANDE RIQUEZA DE MATERIAIS; EMBORA APENAS OS MEMBROS DA CLASSE ALTA DA SOCIEDADE FOSSEM ENTERRADOS EM TUMBAS AMPLAS E DECORADAS,
Explicação: