oque caracteriza os solos de terra preta?
Soluções para a tarefa
Resposta:
Terras Pretas de Índio (TPI) é a denominação regional na Amazônia para os solos que apresentam horizontes superficiais escuros. Estudos demonstraram que a origem destes horizontes é antrópica (resultante de ação humana), ocasionada principalmente pelo acúmulo de resíduos orgânicos e uso do fogo na sua carbonização
Explicação:
Resposta:
Em uma escavação realizada em uma área do campo experimental, os visitantes puderam visualizar com clareza a coloração da terra, que se mantém mais escura até uma profundidade que varia de 30 centímetros a um metro, aproximadamente. Os solos são caracterizados pela ampla disponibilidade de nutrientes como cálcio, magnésio, zinco, manganês, fósforo e carbono. As áreas de TPI fazem um contraponto à maioria dos solos da região amazônica, que apresentam a coloração amarelada, baixa fertilidade e acidez – condições desfavoráveis à agricultura.
Neste contexto, a Embrapa, juntamente com outras instituições, busca conhecer melhor as características físicas e químicas da Terra Preta de Índio, assim como seu processo de formação e evolução. Uma dos objetivos deste esforço é tentar reproduzir estas particularidades, especialmente as relacionadas à fertilidade, como forma de usar as informações no âmbito da agricultura. "A nossa ideia é que, se isso puder ser replicado de alguma forma, nós podemos melhorar os solos no Brasil e diminuir as emissões de carbono", explicou o pesquisador Aleksander Muniz durante a visita.