Biologia, perguntado por morenabia61, 1 ano atrás

Oque aconteceria se todo fitoplâncton marinho fosse exterminado do planeta terra,que consequências esse extermínio teria na cadeia alimentar dos mares e quais as possíveis alterações na atmosfera terrestre? Me ajudem

Soluções para a tarefa

Respondido por josuemartinsvasconce
15

Resposta:

O fitoplâncton, além de integrar a base da cadeia alimentar marinha é o maior produtor de oxigênio para atmosfera terrestre. A extinção desses organismos causaria o colapso da cadeia alimentar marinha pela diminuição drástica da oferta de alimento para os seres marinhos e a diminuição do oxigênio disponível na atmosfera com o passar do tempo.

Explicação:

Para responder essa pergunta, primeiro devemos analisar e entender o que é o fitoplâncton e o seu nicho ecológico no ecossistema marinho. A palavra fitoplâncton se refere aos seres marinhos microscópicos que realizam fotossíntese, que são as algas microscópicas e as cianobactérias.

Já que essas criaturas produzem seu próprio alimento a partir da luz solar e da matéria orgânica presente na água, elas ocupam o nível trófico de produtor, e servem de alimento para outros organismos microscópicos, o zooplâncton, que por sua vez, servem de alimento para animais maiores e assim sucessivamente, transferindo energia para todos os animais marinhos, desde os camarõezinhos até as gigantes baleias.

Durante o processo da fotossíntese também ocorre a absorção de gás carbônico e a liberação de oxigênio para o ar, sendo o fitoplâncton responsável pela produção de 70% do oxigênio da atmosfera terrestre. Uma coisa importante para se notar, no entanto, é que quase todo esse oxigênio escapa para o ar, contribuindo muito pouco para a oxigenação da própria água, por isso, a proliferação em excesso desses organismos pode provocar o fenômeno da eutrofização, seria interessante pesquisar sobre isso também.

Então, caso o fitoplâncton desaparecesse, as criaturas marinhas não teriam mais o que comer e morreriam, e o oxigênio da atmosfera terrestre consumido pelos seres vivos não seria mais reposto na mesma quantidade, o que faria com que a quantidade de oxigênio disponível na atmosfera para a respiração fosse consumido lentamente, uma catástrofe global.

Perguntas interessantes