Oque acontece se o cidadão ultrapassar os limites impostos pela sociedade?
Soluções para a tarefa
Resposta:Os limites socialmente construídos são uma forma de manter o controle de uma determinada sociedade, formando assim um contrato social (pacto)
Aquele que ultrapassa os limites impostos pela sociedade, e portanto, rompe com o contrato social tem como penalidade ser excluído do grupo.
Um exemplo disso é o cometimento de um crime, houve um rompimento do que é considerado um limite (tabu) o qual quem rompeu com o contrato social é penalizado e deixa o grupo social para cumprimento de pena.
Quando o cidadão ultrapassa os limites impostos pela vida em sociedade, ele se coloca num lugar de possíveis punibilidades (como por exemplo: ele pode ser preso por ter cometido algum crime) em detrimento da proteção geral dos demais. Sobre essa temática tem-se a teoria do Pacto ou Contrato Social.
Contrato Social
A teoria que criou o contrato social vai ensinar que o homem antes era regido pelo uso da força, assim, aquele que fosse mais forte "reinava" na comunidade.
Ocorre que, com o passar dos tempos os homens entraram em um acordo, conhecido como o contrato social, para que todos obedeçam as normas impostas pelo Estado, para a preservação de suas vidas e da cooperação conjunta de todos.
Aprenda mais sobre o contrato social em:
https://brainly.com.br/tarefa/19571184