História, perguntado por melyneelyssapinheiro, 7 meses atrás

oque a formação de colonias gregas geravam?

Soluções para a tarefa

Respondido por dinhotaswolf
0

O processo de colonização grega iniciou durante o período arcaico devido a expansão demográfica, responsável por grandes mudanças nas relações sociais e econômicas.

Os aristocratas da época tinham privilégios sobre a posse de terras férteis e quando faleciam o direito de posse das terras era transmitido a seus filhos que a repartiam.

O sistema de partilha dos bens somado ao crescimento demográfico fez com que a população grega da época sofresse com a escassez de terras. Dessa forma, se gerou um tenso quadro social que somente viria a ser resolvido quando as próprias cidades gregas, entre os séculos VIII e VI a.c., buscaram ocupar outras regiões (Oriente). Desse modo se deu a formação das chamadas colônias gregas.

Inicialmente, essas colônias foram se formando de maneira não planejada, por meio de ocupações espontâneas. Mas, com o tempo, foram acontecendo intervenções das polis gregas, regulamentando a colonização de acordo com os interesses do governo. Assim, os colonos passaram a obedecer às determinações dos líderes designados pelas polis, passando a serem ocupadas as regiões mais favoráveis à navegação.

A economia das colônias era basicamente agrária e integrada às demandas da cidade com a qual mantinha vínculo. Contudo, com o tempo, outras atividades foram ganhando força, como: o comércio e a manufatura de artesanato.

A ocupação desses espaços permitiu a formação de novas rotas comerciais que abriram caminho para a colonização de outras regiões mais longínquas. Com a expansão surgiram mais cidades; essas assumiam a importante missão de proteger as rotas que ligavam o mundo grego ao Oriente e ainda promoviam o fornecimento de mantimentos.

Espero ter ajudado.

Se gostou marque como melhor resposta.

Grato.

Bons estudos!

Perguntas interessantes