Português, perguntado por rmara0671, 9 meses atrás

Oq vc acha que devemos fazer para tornar o ambiente escolar mais diverso, ou seja inclusivo ?​

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaqnunes
1

Resposta:

Construir um ambiente de educação inclusiva, hoje, vai muito além de simplesmente atender aos padrões educacionais.

Explicação:

Olá, aqui estão 5 dicas para tornar o ambiente escolar mais inclusivo.

1) Seja flexível e adaptável

Use as oportunidades de aprendizado que se tornarem disponíveis, pois o que você planejou pode mudar muito rapidamente em um ambiente de necessidades especiais.

À medida em que os professores e demais profissionais envolvidos adaptam a forma de ensino, os alunos podem aprender de forma muito mais fácil.

2) Construa uma “base” ou “retiro”

Às vezes, as demandas sociais e emocionais do ambiente de sala de aula são demais para um aluno com necessidades especiais.

Para ajudar a proteger estes alunos e dar-lhes espaço e tempo para se recuperarem, crie um local onde eles possam ir para fugir do estresse de seu ambiente atual e recuperar o controle.

Pode ser um canto na biblioteca, longe dos grandes fluxos e com materiais inclusivos – como os audiolivros – ou uma área externa e arborizada, mas dentro da própria escola.

Este espaço pode começar como um refúgio, mas certifique-se de gerenciá-lo estrategicamente, estabelecendo regras mutuamente aceitáveis ​​para que o aluno não o use excessivamente.

3) Não policie o gênero

Se uma de suas alunas quer brincar com carrinhos ou com super-heróis, não deve ser impedida, assim como os meninos devem ter acesso aos brinquedos comumente usados pelas meninas. Não há nenhum indício de problema em explorar as diversas opções que o ambiente escolar proporciona à criança, independente de qual o seu gênero.

4) Certifique-se de que suas atividades fora de sala de aula sejam acessíveis

Talvez você não tenha alunos com deficiências visíveis, como os que necessitam de cadeiras de roda, mas pode ter alguém com um problema no joelho ou uma fobia que não permitirá entrar em locais apertados ou com pouca visibilidade.

Dedique algum tempo no início do ano letivo para descobrir se as atividades extras que você tem em mente funcionarão para todos os alunos que você tem. Se descobrir que não irão funcionar, procure planejar outras para que todos se sintam envolvidos, afinal, estamos falando de educação inclusiva.

5) Desenvolva rotinas e procedimentos para tempos de transição

As transições podem ser desafiadoras para todos os alunos, especialmente para aqueles com habilidades sociais e emocionais mais atrasadas – e costumam ser o gatilho para um comportamento mais difícil de lidar.

Seja proativo:

- Envolva os alunos em uma atividade conforme eles entram na turma;

- Planeje com cuidado como fazer a transição de uma atividade para outra;

- Seja consistente e certifique-se de que os alunos saibam o que esperar das transições e quando elas ocorrerão.

Perguntas interessantes