(OQ-RS) Sobre a tabela periódica e configurações eletrônicas, são feitas as seguintes afirmações: I. Os íons Cu+ e Cu2+ provenientes de um mesmo isótopo de cobre diferem quanto ao número de massa. II. O elemento que apresenta a configuração eletrônica 4s24p5 em sua camada de valência é um halogênio. III. Quando o subnível mais energético é s ou p, o elemento é de transição. IV. O íon Sc3+ é isoeletrônico do elemento pertencente ao 3º período e grupo 18 da tabela periódica. Estão corretas: Somente I e II. Somente II e III. Somente II e IV. Somente I, III e IV. Todas.
Soluções para a tarefa
I) A afirmativa diz que dois íons cobre, do mesmo isótopo, diferem ao número de massa. Entretanto, como são do mesmo isótopo, o que ocorre é justamente o contrário, ambos têm a mesma massa e divergem, na realidade, no número de elétrons.
Afirmativa Falsa
II) De acordo com a configuração eletrônica, existem 7 elétrons na camada de valência. Isso condiz com a configuração do grupo 7 da tabela periódica, o grupo dos halogênios.
Afirmativa Verdadeira
III) Metais de transição têm o subnível d como mais energético, lembrando da ordem de energia dos subníveis s < p < d (salva algumas exceções).
Afirmativa Falsa
IV) Observando a tabela periódica, nota-se que o elemento do 3º período e grupo 18 é o argônio. O íon escândio 3+ carece de 3 elétrons, logo, basta voltar 3 elementos pelo período do escândio (pois 1 elétron é adicionado a cada elemento andando pelo período), chegando no argônio.
Também é possível fazer a configuração eletrônica do escândio, chegando em:
Eliminando três elétrons:
Afirmativa Verdadeira
Portanto, estão corretas as alternativas II e IV apenas, supostamente alternativa C.