oq pode se entender do texto bíblico de LC 1,57-66
Soluções para a tarefa
Resposta:
O capítulo 1 de Lucas apresenta uma pesquisa feita pelo médico Lucas, que em sua curiosidade sobre os fatos ocorridos sobre a pessoa de Jesus Cristo, decidiu escrever uma carta a Teófilo que já conhecia a história, porém precisava de uma comprovação por alguém com conhecimentos técnicos e que fosse de sua confiança.
Durante suas pesquisas Lucas começou a escrever sobre uma das personagens mais marcantes de sua época e que pensavam ser o Cristo que havia de vir. Esse personagem era João, o Batista.
O texto de Lucas 1.57-66 é contada a história do nascimento de João. Através da mesma pesquisa efetuada por Lucas sabe-se que Isabel era prima de Maria, mãe de Jesus, como se vê no versículo 36. Esse capítulo mostra que Zacarias, pai de João, era Sumo Sacerdote e enquanto estava oferecendo o sacrifício no Altar de Incenso recebera a visita do anjo Gabriel que lhe trazia as novas a respeito de seu filho. Como sua esposa Isabel era estéril, Zacarias duvidou da palavra do anjo e este lhe proferiu uma maldição dizendo que ele ficaria mudo porque duvidou da palavra de Deus.
No entanto, para cumprir a palavra do anjo, Isabel ficou grávida e, a partir dos versículos em apreço, conta-se como a família deveria chamar o nome da criança, pois como era tradição entre os judeus, a mãe deveria colocar o nome na criança com o consentimento do marido. Neste caso Zacarias estava mudo e não podia afirmar o nome do menino. Ao solicitar uma tábua para escrever o nome da criança, Zacarias voltou a falar e a profetizar conforme o Espírito Santo lhe concedia que falasse.
A admiração dos que estavam na casa era justamente sobre quem era aquela criança e começaram a divulgar o nome de João por onde iam, pois os fatos que ocorriam mostrava que ele seria alguém importante para a comunidade como é possível identificar nas palavras do sacerdote Zacarias proferiu nos versículos conseguintes ao 66.
Explicação:
Vale lembrar que muitos entre os Fariseus, Saduceus, Zelotes e os Essênios acreditavam que João, o Batista seria o Messias esperado naquela época.