Oq Platão falava sobre o cosmo
Soluções para a tarefa
Resposta:
É impreciso dizer desde quando o ser humano começou a tentar explicar a estrutura, constituição e evolução do Universo. Algumas das primeiras tentativas não míticas de que temos registro encontram-se há mais de 2,5 mil anos, na sociedade grega. Filósofos pré e pós-socráticos esboçaram suas visões de mundo de forma justificada, lançando mão muitas vezes de explicações racionais para os fenômenos observados na natureza. Ao longo do tempo, com o esforço de muitos pensadores, pesquisadores e observadores, nossa cosmovisão foi mudando, e chegamos hoje a uma concepção de um universo evolutivo e em expansão, iniciado em um evento cataclísmico, o chamado Big Bang[1] .
Iremos relatar aqui a cosmologia de um desses filósofos gregos, Platão, descrita no diálogo Timeu, onde ele nos conta sua própria história de como o nosso Universo foi formado a partir do nada, os elementos que foram constituindo os seres, e de como estes evoluíram tornando- -se o que é observado na natureza. Ele une na construção da realidade suas mais preciosas paixões: o mundo, a matemática (com forte influência pitagoreana) e a música. No entanto não abre mão de uma parte mítica, legada ao inexplicável, ao incognoscível. Cada ser, segundo ele, é composto de forma a harmonizar e complementar o todo, e relata, como em uma fábula, a gradual transformação daquilo que não é, ao vir a ser, e finalmente, ao ser.
A base estrutural do mundo são duas entidades: uma alma imortal, invisível e divina, e um mundo concreto e visível, com seres mortais, aos quais a alma comanda e com quem compartilha sua inteligência e racionalidade. A alma imortal é formada a partir de uma ordem harmônica, à semelhança das harmonias das escalas musicais; o mundo concreto é formado pelos quatro elementos básicos, o fogo, a água, a terra e o ar, em conformações de poliedros regulares. Por obra de um ente divino, incognoscível e inconcebível para nós, mortais, este nosso mundo com todos os seus entes e seres, foram constituídos e colocados em movimento, em um eterno devir.
Em uma época em que as mais remotas perguntas às nossas questões primordiais sobre o Universo e sua origem estão sendo gradualmente desveladas com a teoria do Big Bang, da formação das galáxias, estrelas e planetas, o Timeu nos apresenta uma das primeiras tentativas da humanidade de responder a essas questões, de uma forma que una o mito, a observação do mundo, e uma teoria coerente e autoconsistente. A história de Platão é contada sempre tentando buscar as explicações mais plausíveis e verossímeis para o mundo sensível que ele observa.