oq platão escreveu sobre a verdade??
Soluções para a tarefa
Resposta:
A verdade, segundo Platão é que ela precisa estar sempre sendo buscada. A verdade não é algo concreto, palpável. Não se pode dizer dela: essa, a verdade. Ou a verdade das verdades. Tudo é relativo. Antes de Einstein Platão já sabia disso. Senão vejamos parte da narrativa platônica denominada "O Mito da Caverna", quando Sócrates afirma concludente para Glauco:
"Agora,meu caro Glauco, é só aplicares com toda exatidão essa imagem da caverna e tudo o que antes havíamos dito. A caverna subterrânea é o mundo visível. O fogo que ilumina é a luz do sol. O acorrentado que se eleva à região superior e a contempla, é a alma que se eleva ao mundo inteligível. É este pelo menos meu modo de pensar (minha verdade pessoal) que só a divindade pode saber se é verdadeiro (relatividade da verdade com relação à divindade). Quanto a mim é como passo a dizer-te. Nas últimas fronteiras do mundo inteligível está a ideia do bem criador da luz e do sol no mundo visível, autora da Inteligência e da Verdade no mundo invisível e sobre a qual, por isso mesmo, cumpre ter os olhos levantados para agir com sabedoria nos negócios individuais e públicos."
Se a pessoa fica passiva a olhar apenas as aparências das coisas, as sombras delas, ela morre na ignorância pensando, talvez, ser a dona da verdade, quando conhece apenas a superfície sombria das aparências. Para conhecer a verdade (ainda que provisória) das coisas, é necessário agir, caminhar, voltar-se interrogativo em busca do conhecimento, da luz, da explicação mais razoável do por que existem as sombras e aqueles que nelas acreditam. As sombras são toda a realidade e toda a verdade para aqueles que não saem da caverna e se contentam em acreditar nelas.