Oq o surrealismo valoriza? pfv
Soluções para a tarefa
Resposta:
A principal característica do movimento surrealista é a expressão livre do pensamento, ultrapassando os limites do consciente, permitindo que o subconsciente se expresse através da arte.
Além disso, o movimento foi muito influenciado pelas ideias de Freud, que valorizavam a importância do inconsciente para estimular a criatividade humana. Para Sigmund Freud, as pessoas deveriam libertar sua mente da lógica imposta pelos padrões sociais e valorizar os sonhos e tudo o que o inconsciente nos diz.
O Surrealismo também valorizava os sonhos, as fantasias e a reação automática em suas obras. Era comum que os artistas se deixassem levar pelo impulso e registrassem tudo o que viessem à sua mente.
Surrealismo na literatura
O Surrealismo não contemplou apenas as artes plásticas, tendo abrangido também a literatura, o teatro, a música e outros ramos da arte. Saiba agora como foi a literatura surrealista.
As poesias e os textos do Surrealismo também eram caracterizados pela liberdade e pelo uso da escrita automática, que consistia em escrever tudo aquilo que vem à mente sem excluir nenhum tipo de ideia.
Além disso, os autores costumavam usar colagens de recortes de de revistas, jornais e imagens, formando frases que demonstravam as ideias vindas do subconsciente dessas pessoas.
Surrealismo no Brasil
- "Abaporu", de Tarsila do Amaral
- “Abaporu”, de Tarsila do Amaral
O Surrealismo chegou ao Brasil após a Semana de Arte Moderna de 1922. Ou seja, o movimento surrealista foi absorvido pelos artistas modernistas e acabou não tendo tanto destaque como na Europa.
Os pintores Tarsila do Amaral e Cícero Dias, e o escritor Ismael Nery foram os artistas que mais tiveram suas obras influenciadas pelo Surrealismo, trazendo elementos do movimento para seus trabalhos.
Principais artistas do Surrealismo
- "A persistência da memória", de Salvador Dalí
- “A persistência da memória”, de Salvador Dalí
Salvador Dalí (1904-1989): Foi um importante pintor espanhol, conhecido pelo seu trabalho surrealista. O trabalho de Dalí chama atenção pela incrível combinação de imagens bizarras, com excelente qualidade plástica. Suas principais obras são “A Persistência da Memória” (1931) e “Criança geopolítica observando o nascimento do homem novo” (1943).
Max Ernst (1891-1976): Foi um pintor alemão, naturalizado norte-americano e depois francês. Além disso, também praticou a poesia no movimento surrealista. Suas principais obras são “L’Ange du Foyer” (1934) e “Birds also Birds, Fish Snake and Scarecrow” (1921).
René Magritte (1898-1967): Foi um pintor surrealista belga. É considerado um dos principais artistas plásticos do movimento surrealista. Suas principais obras são “Golconda” (1953) e “A Traição das Imagens” (1929).
André Breton (1896-1966): Foi um escritor francês, poeta e teórico do Surrealismo. É considerado um dos fundadores do Surrealismo na literatura. Ficou muito conhecido pelos manifestos em que fez o anúncio do surgimento do movimento, sendo sua principal obra o “Manifesto do Surrealismo” de 1924.
Man Ray (1890-1976): Foi um pintor, fotógrafo e cineasta norte-americano, importante figura do Dadaísmo em Nova York e, depois, do Surrealismo em Paris. Contribuiu para o Surrealismo com obras como “O Violino de Ingres” (1924) e “Observatory Time: The Lovers” (1936).
Joan Miró (1893-1983): Foi um escultor, pintor, gravurista e ceramista espanhol. É considerado um dos maiores representantes do Surrealismo, tendo contribuído para o movimento com obras como “Carnaval do Arlequim” (1925) e “Números e constelações em amor com uma mulher” (1941).