Oq foi a teoria de
clovis?
Soluções para a tarefa
é a mais aceita pelos cientistas para explicar a ocupação da América . A idéia central da teoria é que os primeiros americanos, vindos da Sibéria , tenham atravessado o Estreito de Bering e chegado ao Alasca há cerca de 11,5 mil anos. A travessia foi possível pois a Terra sofria efeitos da Ultima Glaciação e o rebaixamento dos oceanos criou um caminho entre a Europa e a América.
No inicio permaneceram ao norte da América porque as geleiras existentes impediam a passagem. Mas à medida que as massas geladas se desfaziam, um caminho foi aberto. Então grupos humanos conseguiram passar e ocupar toda a América.
A Teoria de Clóvis teve origem de pesquisas arqueológicas realizadas no Novo México , Estados Unidos , em 1937. Os vestígios deixados pelos grupos humanos que ali habitavam (pontas de pedras e ossadas de animais que caçavam) deram origem a chamada Cultura Clóvis.
Estudos feitos por Carbono-14 , afirmam que os vestígios da Cultura Clóvis são de aproximadamente 10 e 11 mil anos atrás. Por essa data, fixou-se que a ocupação humana na América teve inicio em torno de 11,5 mil anos.
Mas novas pesquisas em sítios arqueológicos diversos, discordam de Teoria de Clóvis. Os novos sítios se localizam em Meadowcroft , nos Estados Unidos; Monte Verde , no Chile ; Pedra Pintada , no Pará ;etc.
segundo essa teoria o homem teria chegado á Américo pelo estreito de Bering que liga o Alaska à Sibéria, esse processo foi facilitado pelo ultima glaciação que fez com que o nível do mar abaixasse.os povos que atravessaram o estreito rumo ao Alaska era mongolóides ou pré-mongolóides vindos da Mongólia e da Sibéria
Resposta:
A teoria de Clóvis afirma que os seres humanos chegaram a América pelo estreito de Bering.
Explicação:
Existem inúmeras teorias do povoamento da América, uma vez que os seres humanos surgiram na África. Uma das mais antigas e influentes teorias foi a de Clóvis, que afirmava que os seres humanos chegaram a América pelo estreito de Bering, uma passagem entre a Ásia e a América do Norte.
Essa teoria recebeu esse nome devido ao local do sítio arqueológico e aos achados dos esqueletos humanos no local, que foram batizados de Clóvis.