História, perguntado por marinacutinana, 1 ano atrás

Oq foi a revolução cubana?

Soluções para a tarefa

Respondido por ManuAlves13
10
A Revolução Cubana foi um movimento armado e guerrilheiro que culminou com a destituição do ditador Fulgencio Batista de Cuba no dia 1 de Janeiro de 1959 pelo movimento 26 de Julho liderado pelo então revolucionário Fidel Castro.
Respondido por lanaa26
2
Cuba vivia na década de 50,sendo oprimida pelo governo liderado pelo ditador Fulgêncio Batista. Era tratada como local de divertimento dos americanos, onde ocorria muita corrupção, prostituição, cassinos, etc. As reuniões eram passadas ao povo como assunto principal a cana-de-açúcar , mas, mal tocavam nele.
Diante disso tudo, entra um advogado, de nome Fidel Castro, que iniu-se a um grupo de amigos reformistas e liberais para tentar dar um golpe.
Em 26 de Julho de 1953, atacou um quartel em Santiago, cidade cubana, buscando iniciar a destituição de Fulgêncio. Fracassou, pois não teve apoio popular. Muitos do grupo foram mortos e outros mandados ao cárcere do ditador.
Em 1956, o grupo que restou, entre eles Fidel Castro, reagrupa-se no México, contando com a Adesão do jovem argentino e médico Che Guevara. Assim, a bordo de um pequeno navio, o Granma, oitenta e dois revolucionários partem do México para Cuba buscando reiniciar a revolução. Mas, as tropas do ditador detectou eles, e apenas 12 sobreviveram.
Tempo depois, as investidas dos guerrilheiros tornam-se mais ousadas, as lutas populares mais profundas e, em Janeiro de 1959,o corrupto Fulgêncio foi desmantelado, alguns membros fulgiram para o exílio e outros se instalaram em Havana.
Com o intenso apoio popular, Fidel organizou o novo governo revolucionário e deu início a medida de transformação da realidade social e econômica do país. No dia 17 de maio, foi realizada a reforma agrária. As terras foram entregues aos trabalhadores rurais.
A política econômica e nacionalista do governo revolucionário assusta os EUA, acostumados a governos subservientes aos seus interesses, devido a isso, rompeu ligações com a Cuba. O governo revolucionário não se abalou. Os EUA finaciaram assassinatos contra Fidel, e tentaram invadir a ilha episódio conhecido como a Bahia dos Porcos. O país e o novo regime foram protegidos e defendidos rigorosamente pelo povo Cubano. As tropas mercenárias foram repelidas e após a derrota no terreno militar os EUA mudaram sua estratégia, conseguiram a expulsão de Cuba da Organização dos Estados Unidos, e criaram um bloqueio econômico que eles esperavam que fosse fatal para a Revolução Cubana.
Perguntas interessantes