Matemática, perguntado por renataak, 8 meses atrás

Oq facilitou a divulgação dos numeros indo arabicos no mundo

Soluções para a tarefa

Respondido por jplivrosng
0

Os números indo arábicos foram inventados pelos mulçumanos, se espalharam pelos textos de astrólogos e matemáticos até que chegou à europa e aos povos de lingua latina.

Origem dos números

Os números indo arábicos foram inventados pelos povos Hindu e Árabes e se dispersaram pela região arábica graças a Khwarizmi e Al-Kindi em seus livros matemáticos. Antes desses números, era usado o sistema numeral Brahm, o qual sofreu várias mudanças até se tornar nos números que conhecemos.

Chegada à europa

Estes livros foram introduzidos na Europa através do monastério Riojan no ano 976 (século VII) por três monges que tinham interesse nos estudos da cultura Árabe.

Mas estes números foram "esquecidos" e apenas no século XII (400 ~ 500 anos depois) que o matemático Fibonacci conseguiu popularizar este sistema de números na Europa

Nos séculos XV e XVI, os números indo-arábicos já se tornaram mais parecidos com o que nós conhecemos hoje.

#SPJ2

Respondido por Juansevcik
0

O que facilitou a difusão dos números hindu-árabes no mundo foi o Movimento de Tradução, um movimento que reuniu textos científicos de todo o mundo conhecido.

O movimento de tradução:

  • Surgiu no final do século IX
  • A Casa da Sabedoria, foi uma instituição fundamental no “Movimento da Tradução”, foi fundada pelo Califa Harun Arraxid e teve seu grande apogeu no reinado de seu filho Almamune entre os séculos IX e XIII em Bagdá.
  • Almamune foi a pessoa encarregada de trazer muitos estudiosos conhecidos à Casa da Sabedoria para compartilhar informações, ideias e cultura.
  • Alguns dos estudiosos muçulmanos faziam parte deste importante centro educacional e o objetivo principal era traduzir livros do persa para o árabe e preservar os livros existentes.
  • Entre as obras coletadas estavam as de Euclides, Arquimedes, Apolônio de Perge, Ptolomeu Diofante Pitágoras, Platão, Aristóteles, Hipócrates, Euclides, Plotino, Galeno, Sushruta, Charaka, Ariabatta e Brahmagupta.

O sistema de numeração atual:

  • É indo-árabe na base dez
  • É composto por dez símbolos e, dependendo da posição em que estão escritos, conseguem representar quantidades muito grandes ou muito pequenas.

Saiba mais  sobre sistema de numeração decimal aqui:

brainly.com.br/tarefa/47599270

#SPJ2

Anexos:
Perguntas interessantes