Oq é estado para Montesquieu
Soluções para a tarefa
Resposta:
Para Montesquieu, cada forma de governo é adequada a um determinado volume de território e determinada quantidade populacional. A República não poderia ser realizada em território muito extenso e deveria ser composta de poucas pessoas, havendo bastante proximidade; a Monarquia pressupunha território médio (sendo que o governo seria dividido com a nobreza, através da lealdade, pois a nobreza estaria espalhada pelo território). O Despotismo seria característico de grandes margens territoriais, não havendo proximidade social entre os seres.
Explicação:
O pensamento de Montesquieu é um pensamento teleológico (que significa uma história com um fim dado) e determinista (que escapa à vontade do homem). O que determina a natureza humana são os valores; os fatos da sociedade determinariam a forma de governo. O tamanho do território gera um governo determinado que gera um sentimento social.
Somente na Monarquia haveria TRIPARTIÇÃO DOS PODERES, na visão de Montesquieu, pois sua Monarquia era a Constitucional. A magistratura seria exercida por um poder impessoal; o rei governaria, mas calcado em uma constituição. As leis são prévias, claras e objetivas. Quem cria as leis são os representantes do povo, regidos por um rei justo. Não é o próprio rei quem cria as leis que irão reger a sociedade e o Estado.
Montesquieu cria uma teoria fundada na LIBERDADE. A ideia de liberdade e justiça são eminentemente humanas, não divinas. A Bíblia foi escrita pelos homens, não caiu do céu. Há certa contradição no pensamento de Montesquieu, mas este minora isso com a ideia de justiça, que viria antes dos homens. O valor da justiça antecede as causas, e é inerente ao ser humano. O valor da justiça estará sempre associado à liberdade, para Montesquieu.
Espero ter ajudado!