OPORTUNIZA A CONSTRUÇÃO DE UM PROJETO DE ENSINO QUE É RESPALDADO EM TRES ASPECTOS: OS OBJETIVOS QUE O PROFESSOR TEM PARA O ENSINO, OS CONHECIMENTOS JÁ EXISTENTES SOBRE OS GENEROS TEXTUAIS E AS CAPACIDADES OBSERVÁVEIS DOS ALUNOS ENVOLVIDOS NO PROCESSO DE ENSINO APRENDIZAGEM
Soluções para a tarefa
O trabalho de diferentes gêneros textuais em sala de aula permite que o aluno consiga entender como funciona cada um e em qual contexto será usado.
Os gêneros textuais são divididos em: descritivo, dissertativo-argumentativo, expositivo, narrativo e injuntivo.
O descritivo tem como objetivo descrever um lugar, uma pessoa, objeto, um fato. Como exemplo temos as notícias, currículos, lista de supermercado, diário, etc.
No dissertativo-argumentativo é a exposição de ideias sobre determinado tema. Temos como exemplos uma resenha, artigo de opinião, editorial de jornal, dentre outros.
O expositivo apenas de expor a informação, que pode ser por meio da descrição e definição. Podem ser encontrados em enciclopédias, verbetes de dicionários, palestras, etc.
O narrativo busca narrar o que é realizado pelos personagens no seu espaço e tempo, como podemos ver em filmes, novelas, teatro, etc.
Abraços!