Oportunidades são resultado de uma avaliação estratégica da empresa, onde ela pode expandir seus negócios ou aumentar a produtividade por exemplo. São fundamentais para o crescimento da empresa e apontam para o futuro. As oportunidades devem ser transformadas em projetos para que as ideias saiam do papel e sejam aplicadas na organização. Fonte: IDEIA. Como avaliar oportunidades de negócios. Fonte: . Acesso em: 20 out. 2019. Tomando como base esse trecho, avalie as asserções a seguir e a relação proposta entre elas: I - O funil de ideias é uma das inúmeras técnicas aplicadas no empreendedorismo para avaliar se uma oportunidade de negócio é boa ou ruim, mesmo existindo riscos inerentes a montagem do próprio negócio. PORQUE II - Com a aplicação dessas técnicas para avaliar a oportunidade de negócio, não obstante da sua complexidade, procura-se avaliar se o objetivo traçado será alcançado. A respeito dessas asserções, assinale a alternativa correta. Escolha uma: a. A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa. b. A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira. c. As asserções I e II são proposições falsas. d. As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não justifica a I. e. As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I.
Soluções para a tarefa
Resposta:
A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira.
Explicação:
Corrigida pelo AVA
Av1 - Empreendedorismo e Inovação
Questão:
4) Oportunidades são resultado de uma avaliação estratégica da empresa, onde ela pode expandir seus negócios ou aumentar a produtividade por exemplo. São fundamentais para o crescimento da empresa e apontam para o futuro. As oportunidades devem ser transformadas em projetos para que as ideias saiam do papel e sejam aplicadas na organização.
Resposta:
1ª-- d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira
I - Mesmo não apresentando uma finalidade comercial, uma inovação tem o objetivo de criar um produto, serviço ou processo para oferecer valor agregado a sociedade como um todo.
PORQUE
II - Nem sempre as empresas ou empreendedores que revolucionam o mercado com suas raras ideias inovadoras são responsáveis por comercializar o produto ou serviço no mercado.
2ª-- a) As asserções I e II são proposições verdadeiras e a II justifica a I
I - Para alcançar os resultados e objetivos organizacionais, as empresas têm procurado entre os seus colaboradores um perfil empreendedor.
PORQUE
II - A crescente exigência do mercado pela inovação e pelo aumento da qualidade dos produtos tem feito com que as empresas se diferenciem pelo capital humano e intelectual das empresas, que são considerados dois dos principais ativos das organizações no século XXI.
3ª-- c) A asserção I é uma proposição verdadeira e a II, falsa
I - O impacto social promovido pelas ações do empreendedorismo social beneficia a população menos favorecida e com renda mais baixa transformando a realidade de um determinado ambiente.
PORQUE
II - Essa quebra de paradigmas de realidade social por meio de projetos que obrigatoriamente se iniciam com ações da ONU e do Banco Mundial objetivam combater problemas como a pobreza e desigualdade social.
4ª-- d) A asserção I é uma proposição falsa e a II, verdadeira
I - O funil de ideias é uma das inúmeras técnicas aplicadas no empreendedorismo para avaliar se uma oportunidade de negócio é boa ou ruim, mesmo existindo riscos inerentes a montagem do próprio negócio.
PORQUE
II - Com a aplicação dessas técnicas para avaliar a oportunidade de negócio, não obstante da sua complexidade, procura-se avaliar se o objetivo traçado será alcançado.
5ª-- c) I e II, apenas.
I -Um produto ou serviço pode se transformar em uma boa oportunidade de negócio quando adicionado outros conhecimentos para aperfeiçoa-la.
II - É comum muitas ideias se perderem no mercado por jovens empreendedores acreditaram que seu produto é revolucionário, único e sem concorrentes no mercado.
III - O uso de um banco de ideias não é uma ferramenta adequada para a maturação, melhoria ou cultivo da ideia porque impede sua análise futura em um momento oportuno.