Opondo-se ao contra-poder que emergia das lutas sociais, o capitalismo iniciou um processo de reorganização das suas formas de dominação societal, não só procurando reorganizar em termos capitalistas o processo produtivo, mas procurando gestar um processo de recuperação da hegemonia nas mais diversas esferas da sociabilidade. Fez isso, por exemplo, no plano ideológico, por meio do culto de um subjetivismo e de um ideário fragmentador que faz apologia ao individualismo exacerbado contra as formas de solidariedade e de atuação coletiva e social.” (ANTUNES, Ricardo. Os sentidos do trabalho – ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999, p. 48.) Esse texto e seus estudos indicam que:
I. O neoliberalismo representa a retomada do modelo liberal aplicado ao capitalismo contemporâneo.
II. Na concepção do liberalismo clássico, o Estado não deveria intervir na sociedade para garantir os direitos à propriedade do indivíduo. O mesmo se exige do Estado no neoliberalismo, que também não deve controlar nem a economia nem a ordem social vigente.
III. O neoliberalismo ataca conquistas históricas dos trabalhadores, mas também carrega outro dano avassalador: o ataque ideológico relacionado à subjetividade do trabalhador.
IV. Ao introjetar valores individualistas, o neoliberalismo dividiu os trabalhadores, fragmentou sua força e provocou a diluição da revolta contra a opressão capitalista, desorganizando-os e reduzindo a capacidade de lu
Soluções para a tarefa
Respondido por
131
Bom dia.
Apesar de tendenciosa, sugiro:
I, III, IV.
Abraço!
Apesar de tendenciosa, sugiro:
I, III, IV.
Abraço!
Respondido por
0
Resposta:
I, III, IV.
Explicação:
Perguntas interessantes
História,
9 meses atrás
Biologia,
9 meses atrás
Biologia,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás
Matemática,
1 ano atrás