Opine sobre o Romance "A Escrava Isaura."
Soluções para a tarefa
Resposta:
Boa noite, o objetivo principal deste trabalho é trazer à luz características essenciais do romântico sobre o romance A escrava Isaura, do escritor Bernardo Guimarães, apreciado por gerações, mas que os livros didáticos dão pouca importância ao aprendizado do Romantismo brasileiro.Muitos já ouviram falar de uma das principais obras do Romantismo brasileiro: A escrava Isaura . Esta, que também foi apreciada em formato cinematográfico (em 1929), teatro e, principalmente, novela duas vezes (em 1977 e 2004), e uma com uma abordagem às origens de Isaura, A escrava mãe (em 2017). Todos foram sucessos de crítica e audiência no Brasil e nos demais países onde foram veiculados.
No entanto, a obra literária tem pouca abrangência no ensino da literatura romântica brasileira, como pode ser visto em diversos livros didáticos da área de literatura. Portanto, a obra é mais valorizada no ambiente televisivo do que como elemento literário.
A trama mostra a vida de uma bela escrava branca que busca fugir da luxúria de seu mestre, Leôncio. Quando a fuga é dada como certa, ela conhece um jovem Álvaro de ideias abolicionistas, que a liberta de Leôncio e do pântano. Apesar de ser uma obra abolicionista, nota-se o cuidado com que o autor de ouro-pretano Bernardo Joaquim da Silva Guimarães (1825-1884) trabalha com o personagem, acolchoando a cor branca do protagonista.
O objetivo principal deste trabalho é mostrar a importância, proporcionando uma abordagem diferenciada, para fins pedagógicos, das características do período romântico brasileiro a partir da obra principal de Bernardo Guimarães: A escrava Isaura .
Ao pesquisar a obra, verifica-se que a maioria dos livros didáticos de literatura coloca o romance de Bernardo Guimarães de forma coadjuvante no que diz respeito à sua importância no romantismo brasileiro. Muitos dos livros nem mesmo mencionam o escritor e a peça.
A abordagem proposta traz a importância didática do trabalho sobre as características do período romântico já conhecido e ministrado por conhecedores da literatura brasileira do século XIX. Características como abolicionismo, regionalismo, o mal do século e o amor incondicional, às vezes hiperbólico.