Operacional e comercialmente, vários fatores levam a seu potencial aumento, tais como os que listo abaixo.
Aumento expressivo de vendas: o bom momento que pode se tornar um veneno para o NCG [necessidade de capital de giro]
Flexibilização de prazos junto a clientes: políticas comerciais permissivas e expansionistas chamam capital de giro
Ampliação de estoques: nada mais tóxico para o capital de giro que um estoque mal dimensionado
Pouco prazo junto aos fornecedores: isso acontece quando os fornecedores são fortes demais ou quando aquela velha política de comprar à vista e barato viram um tiro no pé (INFOMONEY, 03/2020)
Em relação ao efeito tesoura e a implicação na necessidade de capital de giro (NCG) , é correto afirmar que:
I. Empresas com ciclos financeiros maiores que os econômicos precisam ficar especialmente atentas para a evolução do saldo em tesouraria.
II. Fatores como aumento de estoques e aumento de prazos de pagamento concedidos a clientes são fatores importantes para o aumento da NCG.
III. O aumento de NCG vem sempre acompanhado de um aumento do financiamento de terceiros.
São corretas:
A
Apenas I
B
I e II
C
I e III
D
II e III
E
I, II e III
Soluções para a tarefa
Resposta:
São corretas:
A.
Apenas I.
Explicação:
Resposta:
Letra B - Apenas I e II
Explicação:
Gabarito: B. Apenas empresas que operam com saldo em tesouraria negativo crescentemente dependem de empréstimos de curto prazo, enquanto aquelas que planejam o saldo de tesouraria podem se autofinanciar. O efeito tesoura, que tende a reduzir o saldo em tesouraria à medida em que aumenta o faturamento, pode ser evitado com o planejamento da evolução do Saldo de Tesouraria, considerando a capacidade de autofinanciamento da empresa (Aula 6, Tema 5). As situações apresentadas no contexto são situações que influenciam negativamente a NCG e impactam os saldos em tesouraria, especialmente quando a diferença entre o ciclo financeiro e ciclo econômico são mais significativas. A alternativa III não é verdadeira, pois com o planejamento do saldo em tesouraria é possível se autofinanciar e não depender de capital de terceiros. O capital de terceiros é imprescindível apenas para empresas com saldo negativo em tesouraria.