onsidere o texto a seguir retirado de “Avaliação externa e qualidade da educação, Rev. Diálogo Educ., Curitiba, v. 17, n. 54, p. 1353-1375, jul./set. 2017” Barreto et al. (2001, p. 65), no estudo que analisou o estado da arte em avaliação em alguns periódicos nos anos 90, destacaram que “esse tipo de avaliação ganhou relevo no país nos anos 90, tendo predominado nesse grupo de artigos o discurso que se preocupa com o esclarecimento das características e finalidades dos sistemas de avaliação e busca as justificativas para adotá-los”. Freitas (2007, p. 51) detalha que a origem das iniciativas do Estado brasileiro, em planejamento educacional na década de 1930, teriam culminado na implementação dessas avaliações, salientando que: [...] foram necessárias mais ou menos cinco décadas para que a avaliação (externa, em larga escala, centralizada e com foco no rendimento do aluno e no desempenho dos sistemas de ensino) viesse a ser introduzida como prática sistemática no governo da educação básica brasileira. Nesse percurso histórico, o final dos anos de 1980 representou um marco significativo na implementação de um sistema nacional de avaliação da educação básica pelo Ministério da Educação (MEC) por meio da organização, elaboração e execução pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com a criação efetiva do Sistema de Avaliação do Ensino Público de 1° Grau (Saep), em 1987, que teve o objetivo de avaliar o Programa de Educação Básica para o Nordeste Brasileiro, conhecido como Edurural, conforme Bonamino (2002), para quem o Saep foi ponto de partida para a construção do atual Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Nesse trecho vemos exemplos de citações diretas e indiretas. Citações diretas apresentam a ideia do autor de forma direta sem a interpretação pessoal de quem a está utilizando. Devem sempre estar em destaque no texto, ou “entre aspas”, ou em um parágrafo recuado do corpo do texto do trabalho. As citações indiretas apresentam uma interpretação das ideias
Soluções para a tarefa
Resposta: Faltou o final da pergunta da colega
As citações indiretas apresentam uma interpretação das ideias dos autores citados entremeada aos argumentos do autor do texto que os citou. Os dois tipos de citação devem ser acompanhados da referência, que é constituída pelo nome dos autores, a data, e, em alguns periódicos, da página de onde a ideia foi extraída.
Considerando a interpretação do texto e a descrição dois tipos de citação, considere as seguintes afirmativas.
Temos uma citação direta e uma indireta no trecho que fala de Freitas (2007, p. 51)
Barreto et al. (2001, p. 65), é um tipo de citação indireta.
Bonamino (2002) é um tipo de citação direta
No trecho temos duas citações diretas e duas citações indiretas de três referências distintas
Assinale a alternativa correta:
A - São corretas I e II
B - São corretas I e III
C - São corretas I e IV
Resposta correta
D - São corretas II e III
E - São corretas II e IV
Resposta: Letra C
Explicação: A afirmação I é correta, o trecho que menciona Freitas, tem uma primeira parte como citação indireta e um trecho em destaque como citação direta. A Afirmação II é incorreta, Barreto et al (2001, p.65) é uma citação direta, como descrito no texto base. A afirmação III é incorreta, Bonamino (2002) é uma citação direta como descrito no texto base. A afirmação IV é correta, temos no texto duas citações diretas, Barreto et al. (2001, p. 65)e parte em destaque de Freitas (2001); e duas indiretas, Bonamino (2002) e A primeira parte de Freitas (2001).