Sociologia, perguntado por kmilabernardo, 11 meses atrás

onsiderada a maior das últimas décadas, as atuais manifestações abrangem grande parte das cidades brasileiras e considera-se que resultam do fato de que os cidadãos “caíram na realidade”. Um ato que começou no dia 06 de junho, devido os altos valores das passagens dos transportes públicos, hoje inclui novas bandeiras, como a luta por um país com melhor qualidade de vida, principalmente nos setores de educação e saúde, fim da violência policial e da corrupção, apuração nos gastos das obras da Copa do Mundo, entre outros fatores que têm causado insatisfação geral. Seguidos de protestos diários, até o momento 12 prefeitos das principais capitais do país já baixaram os preços das tarifas das passagens. Segundo estudo do DataFolha, 84% dos participantes dos manifestos não têm preferência por qualquer partido político, 71% estão pela primeira vez num protesto e 53% têm menos de 25 anos. Os dados mostram também um maior peso de estudantes e de pessoas com ensino superior. O Facebook e a Internet tiveram um papel importante, 81% das pessoas souberam da manifestação pela rede social e 85% pesquisaram informações em sites.” A partir da leitura do texto e seus conhecimentos sobre Movimentos Sociais, assinale a alternativa incorreta: Escolha uma: a. O diálogo e a crítica entre as abordagens teóricas se tornou importante para pensar os movimentos sociais na contemporaneidade, que veio trazer à tona como a relação entre movimento social e política pode ser crucial no âmbito da construção e aprofundamento de ordens democráticas inclusivas e plurais. b. Os anos 90, 2000 começam com uma ebulição de demandas sociais que passam pelo Movimento de Mulheres, Movimento LGBT, Movimento Negro, Movimento Indígena e tantos outros. E bem recentemente, o movimento via redes sociais que tem conseguido unificar “tribos” e até mesmo partidos políticos. c. Os movimentos sociais dos anos 1970/1980, no Brasil, contribuíram decisivamente, via demandas e pressões organizadas, para a conquista de vários direitos sociais, que foram inscritos em leis na nova Constituição Federal de 1988. d. As três principais abordagens teóricas sobre os movimentos sociais são: a histórico-estrutural, a culturalista-identitária e abordagem teórica utilitarista.

Soluções para a tarefa

Respondido por brendaisis
21

Olá!


Aceca dos Movimentos sociais, podemos afirmar que estes foram a saída para a conquista de direitos por muitas pessoas no decorrer dos anos, inclusive do alcance dos direitos pela minoria da população. Podemos afirmar que estes movimentos trouxeram o ingresso de muitas leis que transformaram a realidade de muitos, mas também proporcionaram melhores condições de vida para mais tantas pessoas.


Sobre isso, podemos afirmar que a alternativa incorreta compreende a letra b. Os anos 90, 2000 começam com uma ebulição de demandas sociais que passam pelo Movimento de Mulheres, Movimento LGBT, Movimento Negro, Movimento Indígena e tantos outros. E bem recentemente, o movimento via redes sociais que tem conseguido unificar “tribos” e até mesmo partidos políticos.

Perguntas interessantes