Onde Sócrates realizou seus ensinamentos?
Soluções para a tarefa
Resposta:Nascimento: Atenas Clássica.
Morte: 399 a.C., Atenas Clássica.
Sócrates – Vida
Sócrates foi um filósofo grego e a principal fonte de pensamento ocidental.
Pouco se sabe de sua vida, exceto o que foi registrado por seus alunos, incluindo Platão.
Sócrates nasceu por volta de 470 aC, em Atenas, Grécia.
Sabemos de sua vida através dos escritos de seus alunos, incluindo Platão e Xenofonte.
Seu “método socrático”, lançou as bases para sistemas ocidentais de lógica e filosofia.
Quando o clima político da Grécia virou, Sócrates foi condenado à morte por envenenamento por cicuta, em 399 aC.
Ele aceitou esse julgamento, em vez de fugir para o exílio.
Filósofo
Sócrates acreditava que a filosofia deveria alcançar resultados práticos para a melhoria do bem-estar da sociedade.
Ele tentou estabelecer um sistema ético baseado na razão humana, em vez de doutrina teológica.
Ele ressaltou que a escolha humana foi motivada pelo desejo de felicidade. sabedoria última vem de conhecer a si mesmo.
Quanto mais uma pessoa sabe, maior será a sua capacidade de raciocinar e fazer escolhas que trazem a verdadeira felicidade.
Sócrates acreditava que isso se traduziu em política com a melhor forma de governo não sendo nem uma tirania nem uma democracia. Em vez disso, o governo funcionou melhor quando governado por indivíduos que tiveram a maior habilidade, conhecimento e virtude e possuía um entendimento completo de si mesmos.
Sócrates
Sócrates
Para Sócrates, Atenas era uma sala de aula e ele andou fazendo perguntas do homem de elite e comum da mesma forma, buscando chegar a verdades políticas e éticas.
Sócrates não fazia palestra sobre o que sabia. Na verdade, ele afirmava ser ignorante, porque ele não tinha idéias, mas sábio, porque ele reconheceu a sua própria ignorância.
Ele fazia perguntas a seus companheiros atenienses em um método dialético (o método socrático) que leva o público a pensar sobre um problema e uma conclusão lógica. Às vezes, a resposta parecia tão óbvio, que fez os adversários de Sócrates parecer tolo. Para isso, ele era admirado por alguns e vilipendiado por outros.
Durante a vida de Sócrates, Atenas estava passando por uma transição dramática de hegemonia no mundo clássico ao seu declínio depois de uma humilhante derrota por Esparta na Guerra do Peloponeso. Atenienses entraram em um período de instabilidade e dúvida sobre sua identidade e lugar no mundo. Como resultado, eles se agarram a glórias passadas, noções de riqueza, e uma fixação com a beleza física.
Sócrates atacou estes valores com sua ênfase insistente sobre a maior importância da mente. Enquanto muitos atenienses admiravam os desafios de Sócrates e a sabedoria convencional grega e a forma humorística que ele abordava.
Execução
O júri não foi influenciado pela defesa de Sócrates e condenou-o por uma votação de 280 a 221.
Possivelmente o tom desafiador de sua defesa contribuiu para o veredicto e ele fez coisas piores durante a deliberação sobre a sua punição.
A legislação ateniense permitia um cidadão condenado a propor uma punição alternativa solicitada pelo Ministério Público e o júri poderia decidir. Em vez de propor em ser exilado, Sócrates sugeriu que ele fosse homenageado pela cidade pela sua contribuição para o seu esclarecimento e ser pago por seus serviços.
O júri não achou graça e condenou à morte bebendo uma mistura de cicuta veneno.
Antes da execução de Sócrates, amigos se ofereceram para subornar os guardas e resgatá-lo para que ele pudesse fugir para o exílio.
Ele recusou, afirmando que não tinha medo da morte, sentiu que não seria melhor ser exilado e disse que ele ainda era um cidadão leal de Atenas, dispostos a respeitar as suas leis, mesmo aqueles que o condenaram à morte.
Pouco antes de seu último suspiro, Sócrates descreveu sua morte como uma libertação da alma do corpo.
Explicação: